Orientações da Biblioteca para devolução de livros
Orientação Geral
Os materiais emprestados deverão ser devolvidos assim que retomadas as atividades no IFMG-SJE e não haverá suspensão aos usuários com atraso.
Obs.: Somente atrasos em função da suspensão das aulas realizada em 16/03/2020.
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Orientações da Biblioteca para devoluções de livros
Durante os meses anteriores, a Biblioteca orientou aos usuários com empréstimos ativos que efetuassem a renovação e a devolução assim que retomadas as atividades presenciais no campus.
Diante da mudança no cenário, com o início das atividades do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no dia 03/08, a Biblioteca divulga o protocolo para a devolução dos livros técnicos e didáticos.
O protocolo é válido para todos os que desejarem devolver os seus livros E OBRIGATÓRIO para estudantes que pretendem realizar transferência, cancelamento ou trancamento de matrícula.
Os procedimentos estão descritos abaixo:
1- Entrar em contato com o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Identificar o e-mail com o assunto DEVOLUÇÃO DE LIVROS;
- Informar nome e CPF;
- Informar a forma com a qual pretende devolver os livros: pessoal e presencialmente ou o envio através dos Correios, transportadora ou terceiros.
2- A equipe da Biblioteca responderá (em até 03 dias) o e-mail com as informações para a devolução.
- Se a devolução for pessoal e presencialmente: será agendada data, horário e local para a devolução.
- Se a devolução for através dos Correios, transportadora ou terceiros: será informado o os dados de destinatário e autorizado o envio.
Observação importante: os custos de transporte e a responsabilidade sobre os livros até que estejam de posse da Biblioteca são do usuário.
3- Após o recebimento dos livros a equipe da Biblioteca procederá a devolução e informará ao usuário.
- Os livros devolvidos serão avaliados assim que recebidos, a fim de verificar possíveis danos em decorrência do mau uso durante o período do empréstimo. Se identificado algum dano, a devolução não será realizada e o usuário será informado da situação e que precisará substituir o livro danificado.
Orientações da Biblioteca para usuários suspensos realizarem matrículas em novas disciplinas
Os usuários com empréstimos ativos vencidos, portanto suspensos no Pergamum, que pretendem solicitar a matrícula em novas disciplinas devem:
- Entrar em contato com a Biblioteca através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
- Identificar o e-mail com o assunto RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS;
- Informar nome e CPF;
A equipe da Biblioteca procederá em até 03 dias a renovação do empréstimo do usuário deixando-o em situação regular.
Atividades presenciais suspensas
- Serviços de consulta local;
- Serviço de empréstimo/devolução;
- Acesso aos terminais de pesquisa acadêmica;
- Uso de guarda-volumes.
Serviços desenvolvidos de modo remoto (horário: 08h00 – 17h00)
- Serviço de elaboração de fichas catalográficas;
- Emissão de nada consta através do e-mail;
- Monitoramento de demandas recebidas via e-mail;
- Levantamento das bibliografias nos PPCs dos cursos junto ao catálogo digital do acervo
- Atualização de documentos;
- Indicações semanais de leitura digital;
- Criação e divulgação de materiais de comunicação da Biblioteca.
Serviços disponíveis para acesso online da comunidade acadêmica
- Catálogo on-line – Pergamum
- Bibliotecas Virtuais do IFMG (Biblioteca Virtual Pearson, Proquest Ebook Central e Target GEDWeb)
- Curso de Capacitação para o uso das Bibliotecas Digitais
- Portal Periódicos da Capes e Treinamentos
Canais de Comunicação da Biblioteca
Portal do campus: https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/
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