Setec e Capes abrem inscrições para capacitação de professores de língua inglesa nos EUA
Ficam abertas de 1º de junho a 15 de julho as inscrições para o programa Setec Capes/Nova (EUA) de Capacitação para Professores da Rede Federal de Educação Profissional. O projeto oferece treinamento aos professores de língua inglesa da Rede Federal nas instituições consorciadas ao Northern Virginia Community College (Nova), nos EUA, com o objetivo de valorizar os profissionais por meio do fortalecimento das habilidades linguísticas.
O programa é de bolsa individual e não contempla alunos e pesquisadores que já tenham participado na mesma modalidade, mesmo após o cumprimento do espaço de tempo exigido entre candidaturas. Tal regra, porém, não se aplica às bolsas de pesquisa pós-doutoral.
O resultado preliminar da seleção será publicado até agosto deste ano. Para mais informações, acesse a página do programa Setec Capes/Nova (link externo).
De volta ao Brasil
Em janeiro de 2015, um grupo de 75 docentes da Rede Federal embarcou para os Estados Unidos, onde tiveram a oportunidade de participar de curso intensivo com atividades acadêmicas e culturais. Entre eles, estava Maria Aparecida de Oliveira Lopes, professora de Inglês lotada no Campus Congonhas.
Cida, como é conhecida pelos alunos e colegas de campus, faz parte do quadro de docentes do IFMG desde abril de 2013 e essa foi a primeira participação dela em uma atividade de capacitação por meio da Capes. A docente aponta que a imersão cultural, o conhecimento da rotina dos Community Colleges e o compartilhamento de práticas e saberes com outros professores de inglês foram as principais experiências que o programa lhe proporcionou.
“Pude observar as últimas tendências no uso de tecnologias aplicadas ao ensino de línguas e pretendo utilizar algumas com meus alunos”, diz a professora, que garante tentar ajudá-los a praticar inglês também fora da sala de aula.
Ânimos revigorados
“A oportunidade de poder conhecer e estabelecer vínculos pessoais e profissionais com professores de todos os rincões do Brasil é um estímulo extra que revigora os ânimos”, diz à professora, que reitera: “ao retornar ao Brasil, me sinto parte de uma grande rede de troca de vivências e práticas educativas que me instigam a querer progredir cada vez mais; como pessoa e como profissional”, diz.
A professora que afirma ter tido na capacitação uma forma de refletir mais sobre sua formação e prática docente e a necessidade de investir continuamente nas duas áreas, pretende se organizar para ingressar em algum programa de doutorado no próximo ano. Com o pensamento no futuro, Cida já está participando de algumas frentes de trabalho, que visam consolidar práticas educativas efetivas de ensino do inglês na Rede Federal.
Redes Sociais