Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Trabalho científico produzido no IFMG - São João Evangelista é publicado e apresentado no VI ENCompIF
Início do conteúdo da página

Trabalho científico produzido no IFMG - São João Evangelista é publicado e apresentado no VI ENCompIF

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 08h16 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 08h22

O trabalho "Aplicação da UML no contexto das metodologias ágeis", produzido pelo estudante Alan Martins Xavier do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, sob orientação dos professores Denis Rocha de Carvalho, Fábio Rodrigues Martins e Ricardo Bittencourt Pimentel, foi aceito, publicado e apresentado no VI  Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF).

O trabalho publicado apresenta os resultados obtidos em Minas Gerais com intenção de descobrir a aplicação da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) no contexto dos processos ágeis de desenvolvimento de software. Os resultados estatísticos apontam a necessidade de revisão em vários paradigmas da Engenharia de Software. Para ter acesso ao trabalho, acesse o link a seguir: https://sol.sbc.org.br/index.php/encompif/article/view/6353/6250.

Sobre o VI ENCompIF

O ENCompIF é o principal evento nacional destinado aos estudantes de computação dos Institutos Federais e tem por objetivo reunir professores e alunos de ensino médio dos Institutos Federais e outras instituições que ofereçam cursos técnicos em informática.

O evento é uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os participantes e um estímulo a integração e estabelecimento de parcerias entre professores e alunos e diferentes Institutos Federais e outras instituições.

O VI ENCompIF traz os artigos selecionados e apresentados na edição do evento realizada em Belém, no dia 18 de julho, como parte do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019), que teve como tema "Computação e Responsabilidade Socioambiental". Nesta edição, os anais incluem 8 artigos na trilha "Trabalhos onde existe a orientação de alunos do ensino médio", 3 artigos na trilha "Trabalhos desenvolvidos em cursos de graduação e pós-graduação" e 1 artigo na trilha "Trabalhos que são iniciativas dos professores". Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de revisão por pares do tipo blind, de um total de 52 artigos na trilha "Trabalhos onde existe a orientação de alunos do ensino médio", 45 artigos na trilha "Trabalhos desenvolvidos em cursos de graduação e pós-graduação" e 15 artigo na "trilha Trabalhos que são iniciativas dos professores" submetidos, o que implicou numa taxa de aceitação de 15%, 7% e 7%, respectivamente.

Saiba mais sobre o VI ENCompIF.

Imagem do professor apresentando o trabalho no VI ENCompIF
registrado em:
Fim do conteúdo da página