Página inicial > Notícias > Campanha contra o desperdício de alimentos é realizada na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 07h41 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 08h20

Título do projeto: Educação alimentar como estratégia para redução do desperdício em uma unidade produtora de refeições institucional.

Autores: Mauro Lima dos Santos, Letícia Lourenço da Silva, Suelen Grace Araújo Carvalho, Cláudia Denise de Paula, Munik Mariana do Rosário Nunes da Cruz, João Tomaz da Silva Borges

RESUMO

Em todo o Brasil, diariamente, são descartadas 39 milhões de toneladas de alimentos. Em restaurantes com distribuição do tipo buffet é mais evidente o desperdício de alimentos, uma vez que o próprio cliente serve sua refeição. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica em escolas públicas e filantrópicas. A existência de um sistema periódico de controle e investigação de desperdício alimentar em Unidades atendidas pelo PNAE garante a manutenção efetiva e eficaz do programa. O presente trabalho tem por objetivo determinar o índice de desperdício de alimentos na Unidade Produtora de Refeições do Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista (UPR-IFMGSJE), antes e após a realização de intervenção nutricional educativa. A qualidade das matérias primas fornecidas por produtores rurais vinculados ao PNAE será determinada por meio de seleção e fator de correção; e os indicadores de desperdício das preparações feitas e disponibilizadas aos clientes no almoço serão avaliados antes e após a realização de campanha educativa. As variáveis dependentes serão registradas por período de 2 meses, antes e após realização de intervenção nutricional para redução de desperdício de alimentos (1 mês). Dados quantitativos serão tabulados em planilhas do programa Excel, versão 2010 e apresentados no relatório final por meio de médias ± desvio padrão. Todo o trabalho será registrado por meio de fotografias, sendo todos os resultados apresentados no relatório final na forma de tabelas, quadros e figuras. Ao final do presente estudo, espera-se conhecer o índice de desperdício de alimentos da UPR-IFMGSJE e seus principais indicadores; reduzir o desperdício antes, durante e após a manipulação e distribuição de alimentos; auxiliar na construção e consolidação de conhecimentos relacionados à alimentação saudável, nutricionalmente adequada.

ANEXOS

Anexo 1 - Imagem campanha