Sobre o curso - Licenciatura em Pedagogia
Visão Geral do Curso.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFMG - Campus São João Evangelista emerge como um espaço formativo de excelência, dedicado à preparação de profissionais comprometidos com a transformação da educação. Voltado para a formação de professores, o curso abrange desde a docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental até a gestão escolar, integrando teoria e prática de maneira dinâmica. Alinhado às demandas contemporâneas, o currículo dialoga com as mais recentes discussões pedagógicas, incorporando tecnologias, inclusão, diversidade e metodologias ativas. O objetivo é formar educadores críticos, criativos e capazes de atuar em diferentes contextos educativos, promovendo uma educação humanizada e inovadora. Com uma proposta arrojada, o curso convida os estudantes a repensar o papel da escola no século XXI, preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante transformação.
Quadro Sintético
Denominação do Curso |
Licenciatura em Pedagogia |
Título Acadêmico conferido |
Licenciado em Pedagogia |
Modalidade do curso |
Licenciatura |
Modalidade de Ensino |
Presencial |
Regime de Matrícula |
Semestral |
Tempo de Integralização |
Mínimo: 8 semestres - Máximo: 16 semestres |
Carga Horária Total |
3220 horas |
Carga Horária Não Presencial |
1140 horas |
Número de vagas ofertadas anualmente |
40 vagas |
Turno de Funcionamento |
Noturno |
Objetivo geral
O objetivo geral do Curso de Pedagogia do IFMG campus São João Evangelista é promover sólida formação de educadores com atuação expressiva e transformadora nas instituições escolares, para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas diversas modalidades de educação e em diferentes áreas do conhecimento, como gestores de processos educativos em que sejam indispensáveis os conhecimentos pedagógicos.
Objetivos específicos
- Propiciar formação inicial de profissionais do magistério da educação escolar básica para a Educação Escolar Indígena, a Educação Escolar do Campo e a Educação Escolar Quilombola com ensino intercultural bilíngue, considerando a diversidade étnico cultural de cada comunidade;
- Formar profissionais aptos a aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos;
- Ofertar o ensino atendendo a legislação vigente, de forma a promover o avanço das políticas públicas de educação, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação - PNE, manifestando organicidade entre o seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, seu Projeto Pedagógico Institucional - PPI e seu Projeto Pedagógico de Curso – PPC;
- Considerar a integralidade do sujeito em formação e do próprio fenômeno educativo, articulando as dimensões científica, estética, técnica e ético-política inerentes aos processos pedagógicos;
- Cuidar para que os estudantes desenvolvam uma postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
- Propiciar formação que desenvolva o conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico-matemático no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino;
- Aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos;
- Estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito das relações étnico-raciais e das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade estabelecidas na sociedade brasileira bem como de valores e atitudes orientados à desconstruir e combater todas as expressões do racismo e todas as formas de violência contra a mulher,
- Criar condições para que o estudante desenvolva habilidades de contextualização da linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
- Promover a formação dos diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz;
- Preparar profissionais com conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem;
- Formar profissionais com conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica;
- Preparar profissionais aptos a colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a refletir de maneira a refletir e aplicar seu conhecimento em sua própria prática.
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