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Sobre o curso - Licenciatura em Pedagogia

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2024, 14h00 | Última atualização em Quarta, 07 de Mai de 2025, 15h46

Visão Geral do Curso.

 O Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFMG - Campus São João Evangelista emerge como um espaço formativo de excelência, dedicado à preparação de profissionais comprometidos com a transformação da educação. Voltado para a formação de professores, o curso abrange desde a docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental até a gestão escolar, integrando teoria e prática de maneira dinâmica. Alinhado às demandas contemporâneas, o currículo dialoga com as mais recentes discussões pedagógicas, incorporando tecnologias, inclusão, diversidade e metodologias ativas. O objetivo é formar educadores críticos, criativos e capazes de atuar em diferentes contextos educativos, promovendo uma educação humanizada e inovadora. Com uma proposta arrojada, o curso convida os estudantes a repensar o papel da escola no século XXI, preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante transformação. 

 

Quadro Sintético  

Denominação do Curso 

Licenciatura em Pedagogia 

Título Acadêmico conferido  

Licenciado em Pedagogia 

Modalidade do curso  

Licenciatura  

Modalidade de Ensino 

Presencial  

Regime de Matrícula 

Semestral 

Tempo de Integralização  

Mínimo: 8 semestres - Máximo: 16 semestres 

Carga Horária Total  

3220 horas 

Carga Horária Não Presencial  

1140 horas 

Número de vagas ofertadas anualmente  

40 vagas  

Turno de Funcionamento 

Noturno 

 

Objetivo geral 

 O objetivo geral do Curso de Pedagogia do IFMG campus São João Evangelista é promover sólida formação de educadores com atuação expressiva e transformadora nas instituições escolares, para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas diversas modalidades de educação e em diferentes áreas do conhecimento, como gestores de processos educativos em que sejam indispensáveis os conhecimentos pedagógicos. 

Objetivos específicos 

  1.  Propiciar formação inicial de profissionais do magistério da educação escolar básica para a Educação Escolar Indígena, a Educação Escolar do Campo e a Educação Escolar Quilombola com ensino intercultural bilíngue, considerando a diversidade étnico cultural de cada comunidade;  

  2.  Formar profissionais aptos a aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos; 

  3.  Ofertar o ensino atendendo a legislação vigente, de forma a promover o avanço das políticas públicas de educação, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação - PNE, manifestando organicidade entre o seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, seu Projeto Pedagógico Institucional - PPI e seu Projeto Pedagógico de Curso – PPC; 

  4.  Considerar a integralidade do sujeito em formação e do próprio fenômeno educativo, articulando as dimensões científica, estética, técnica e ético-política inerentes aos processos pedagógicos; 

  5.  Cuidar para que os estudantes desenvolvam uma postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras; 

  6.  Propiciar formação que desenvolva o conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico-matemático no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino; 

  7.  Aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos; 

  8.  Estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito das relações étnico-raciais e das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade estabelecidas na sociedade brasileira bem como de valores e atitudes orientados à desconstruir e combater todas as expressões do racismo e todas as formas de violência contra a mulher, 

  9.  Criar condições para que o estudante desenvolva habilidades de contextualização da linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem; 

  10.  Promover a formação dos diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz; 

  11.  Preparar profissionais com conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem; 

  12.  Formar profissionais com conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica;

  13.  Preparar profissionais aptos a colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a refletir de maneira a refletir e aplicar seu conhecimento em sua própria prática. 

 

Documentos Importantes 

Projeto Pedagógico de Curso 

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