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Sobre o curso - Especialização em Ensino e Tecnologias Educacionais

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2025, 12h40 | Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2025, 17h06

Especialização em Ensino e Tecnologias Educacionais
Modalidade: Educação a Distância (EaD)
Duração: 405 horas
Número de vagas por turma: 40
Área e Subárea do Conhecimento: Ensino-aprendizagem

Habilitação: Especialista em Ensino e Tecnologias Educacionais

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais toma como referencial a necessidade de repensar a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa no campo do ensino, a importância das investigações e reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos, sociais e culturais em diferentes níveis e contextos educacionais, a promoção da qualificação de profissionais comprometidos com processos de ensino que envolvam as tecnologias, a criação, a inovação e as diferentes possibilidades do pensar pedagógico, a produção de conhecimentos a partir de estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento de pesquisas na área do ensino e o contexto da Educação Básica que exige uma reestruturação curricular flexível e focada não apenas nos conteúdos, mas no desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos educandos, numa perspectiva crítica, serem cidadãos participativos, criativos e autônomos.

Objetivos do curso

Geral: O objetivo do curso é propiciar, além de uma sólida formação conceitual, o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, bem como da Alfabetização Científica e Tecnológica.

Específicos

Os objetivos específicos do núcleo comum buscam propiciar reflexões sobre:

Senso comum e conhecimento científico;

O papel da ciência e da pesquisa na prática do professor;

A EAD e suas potencialidades para a formação continuada;

Práticas de inclusão e suas relações com políticas públicas;

O espaço da Educação Profissional e Tecnológica na formação integral do ser humano;

A formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da profissão;

Desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão;

Competências que aliem dialeticamente a relação teoria/prática;

Produção e socialização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, construindo novas possibilidades para o trabalho.

Os objetivos específicos do núcleo das ênfases buscam propiciar reflexões sobre:

A importância de cada área do conhecimento para o desenvolvimento científico e tecnológico;

O papel de cada área do conhecimento para o bem estar e para as condições de cidadania plena do ser humano;

A área de conhecimento escolhida pelo aluno e seu papel dentro da temática de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente;

A área de conhecimento escolhida pelo aluno e suas potencialidades no contexto de alfabetização tecnológica;

O domínio dos conteúdos específicos, compreendendo as questões envolvidas em seu trabalho;

A contribuição da Ciência na formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania plena;

O entendimento de que o conhecimento pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação das desigualdades sociais.

Perfil do egresso

Espera-se que os egressos apresentem uma sólida formação conceitual e o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente bem como da Alfabetização Científica para interferir, positivamente, na sociedade.

Documentos do curso

 
 
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