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Sobre o curso - Especialização em Educação Matemática e suas Tecnologias

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2025, 13h31 | Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2025, 17h08

Especialização em Educação Matemática e suas Tecnologias

Modalidade: Educação a Distância (EaD)

Duração: 360 horas

Número de vagas por turma: 40

Área e Subárea do Conhecimento: Ensino/ Ensino de Ciências e Matemática (90201000)

Habilitação: Especialista em Educação Matemática e suas Tecnologias

O curso de Especialização em Educação Matemática e suas Tecnologias tem a intenção de contribuir para a formação continuada dos professores e possui uma abordagem contemporânea para atender às necessidades de recém- formados e de outros interessados em aprimorar seus conhecimentos na área. Neste sentido, considera-se que o Campus São João Evangelista pretende desempenhar um papel crucial na melhoria da Educação Matemática local e global, fornecendo uma formação sólida para professores e promovendo oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

Público-alvo

Profissionais que atuam ou pretendem atuar ensinando Matemática, em todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Objetivos do curso

Geral: O objetivo do curso é propiciar o desenvolvimento do domínio teórico, metodológico e epistemológico da área de Educação Matemática para fazer avançar as possibilidades de análise crítica e reflexiva dos fenômenos e da realidade educacional.

Específicos;

Desenvolver o aprofundamento dos aspectos epistêmicos da Matemática (problemas, linguagens, regras, argumentos, conceitos e relações);

Fomentar reflexão sobre os aspectos cognitivos (conhecimento prévio, adaptações curriculares, aprendizagem e avaliação) do processo de ensino- aprendizagem da Matemática;

Refletir sobre os aspectos interacionais (interação docente-discente, interação discente-discente, autonomia e avaliação formativa) que fazem parte da prática do professor que ensina Matemática;

Debater a importância dos recursos mediacionais tais como recursos materiais (manipulativos, calculadoras e computadores) e condições de sala de aula (do ensino coletivo e tempo de aprendizagem);

Promover a reflexão sobre os aspectos emocionais (interesses e necessidades, atitudes e emoções) envolvidos no processo de construção dos conhecimentos matemáticos;

Suscitar reflexões sobre como o processo de estudo da Matemática se ajusta ao projeto educacional, à escola, à sociedade e ao ambiente em que se desenvolve (adaptação ao currículo, inovação didática, adaptação sócio-profissional, educação em valores e conexões intra e transdisciplinar).

Perfil do Egresso

As expectativas e objetivos traçados para o egresso do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Matemática e suas Tecnologias são ambiciosos e refletem a importância da formação desse profissional no contexto educacional. Aqui estão algumas considerações sobre os principais pontos:

  • Sólida Formação Pedagógica e Matemática: Ter uma base sólida em matemática e pedagogia é essencial para um educador matemático. Isso garantirá que o profissional tenha entendimento dos conteúdos matemáticos e das melhores práticas pedagógicas para ensinar esse conhecimento aos estudantes;
  • Compromisso Ético e Responsabilidade Social: A ênfase na ética, na responsabilidade social, ambiental, educacional e tecnológica é fundamental para a formação de educadores conscientes. Isso os torna cidadãos responsáveis, capazes de influenciar positivamente não apenas a educação, mas também a sociedade em geral;
  • Práxis e Reflexão: A capacidade de ser crítico-reflexivo é valiosa. Os educadores devem ser capazes de traduzir teoria em prática reflexiva, isto é, práxis, que se materialize em formação crítica e dialógica;
  • Integração de Recursos Tecnológicos: Dada a importância crescente da tecnologia na educação, a capacidade de incorporar recursos tecnológicos em práticas pedagógicas é vital. Isso pode melhorar o engajamento dos alunos e a qualidade do ensino;
  • Integração de Ensino e Pesquisa: A capacidade de integrar o ensino com a pesquisa é uma característica importante de educadores de alta qualidade. Isso permite que eles estejam atualizados com as tendências e pesquisas mais recentes em Educação Matemática;
  • Conhecimento de Tendências em Educação Matemática: A capacidade de analisar e aplicar novas tendências em Educação Matemática é importante para os processos de inovação do ensino;
  • Metodologias e Materiais Pedagógicos: A reflexão sobre o uso de diferentes metodologias e materiais pedagógicos é fundamental para a prática educativa em Matemática;
  • Análise de Práticas Educacionais: A capacidade de analisar práticas educativas em Educação Matemática e sua relação com o cotidiano escolar ajuda a melhorar o ambiente de aprendizado;
  • Discussão de Políticas Públicas Educacionais: A compreensão das políticas públicas e sua influência no sistema educacional é importante para que os educadores possam participar na melhoria contínua da educação.

Essas diretrizes traçam um caminho sólido para a formação de educadores matemáticos competentes, éticos, comprometidos e capazes de melhorar a qualidade dos processos de ensinar e aprender matemática.

Documentos do Curso

Matriz Curricular

Projeto Pedagógico

Ato de Criação do Curso - Resolução nº 10, de 01 de março de 2024 - Dispõe sobre a retificação da Resolução nº 8, de 29 de fevereiro de 2024

Ato de Autorização de Funcionamento - Portaria nº 289, de 01 de março de 2024 - Dispõe sobre a autorização de funcionamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e suas Tecnologias no IFMG - Campus São João Evangelista 

 

 

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