Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Sistemas de Informação
Início do conteúdo da página

Sistemas de Informação

Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2016, 13h54 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 07h45

 

O curso

O Curso de Sistemas de Informação tem por objetivo formar um bacharel capaz de compreender, desenvolver, utilizar e adaptar tecnologias da informação, atuando de maneira ética, social e humana. Ele irá assegurar às organizações as informações e os sistemas necessários para prover suporte às operações e obter vantagem competitiva. Estará ainda apto a inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais. O bacharel em Sistemas de Informação está capacitado para atuar no mercado em todas as fases de desenvolvimento de sistemas e como gestor dos recursos computacionais. São exemplos de cargos exercidos: analista de sistemas, gerente de projetos de sistemas de informação, analista de suporte, gerente de tecnologia da informação, administrador de banco de dados, administrador de redes, analista de segurança, arquiteto de softwares, engenheiro de software. Pode atuar ainda em pesquisas na área da Computação, tais como: banco de dados, engenharia de software, computação móvel e distribuída, gestão de conteúdos, informática na educação, inteligência artificial, gestão de tecnologia da informação e inovação em TI.

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação teve início no campus São João Evangelista no ano de 2010, com duas turmas de trinta e cinco alunos cada e teve seu funcionamento autorizado pela Portaria IFMG nº 174/2011, no turno diurno, situado no IFMG – campus São João Evangelista, à Avenida Primeiro de Junho, nº 1043 – Centro – Prédio do Centro de Tecnologia da Informação.

O título acadêmico conferido ao formado é Bacharel em Sistemas de Informação. O curso contempla conteúdos como programação de computadores, análise e projeto de sistemas, engenharia de software, sistemas de informação e aspectos organizacionais das empresas. Aborda as aplicações dos Sistemas de Informação como bancos de dados, gerência de projetos, segurança, avaliação e auditoria de sistemas, governança de tecnologia, abstração, representação e organização da informação. Na área de infraestrutura, sistemas operacionais, projeto e gerência de redes de computadores. No campo gerencial, a gerência da informação em organizações, a dinâmica do processo de administração e decisório, empreendedorismo e inovação.


Modalidade de ensino

Presencial.


Turno de funcionamento

Integral.


Carga horária mínima

3.160 horas (3.792 horas/aula) - 4 anos.


Requisitos

A forma de ingresso ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG Campus  São João Evangelista é por maio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, através da nota obtida nas últimas três edições da prova ou  diretamente pelo Sistema de Seleção Unificada - Sisu/MEC. Há também a possibilidade de ingresso via  transferência interna, transferência externa ou obtenção de novo título conforme normas prescritas em editais próprios. 

O ingresso acontecerá uma vez ao ano e, exige-se que o candidato tenha concluído o ensino médio e atenda aos requisitos exigidos pelo sistema ENEM/SISU para ingresso.


Reconhecimento

O curso possui conceito 3 e obteve o Reconhecimento pelo Ministério da Educação através da Portaria  nº 45 de 22 de janeiro de 2015.


Critérios de avaliação

O sistema de avaliação previsto para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação está de acordo com o Regimento de Ensino do IFMG, bem como em Regimento de Ensino próprio do Câmpus São João Evangelista.

A avaliação do desempenho dos educandos será contínua, gradual e cumulativa, sendo importante a valorização de aspectos qualitativos e quantitativos.

Numa ação contínua, o aluno será observado com relação à apropriação de competências e habilidades e será avaliado como um todo, em quaisquer situações que envolvam aprendizagem e aplicabilidade da mesma. Deverão ser priorizados instrumentos de avaliação estimuladores, que envolvam atividades realizadas individualmente ou em grupo e que forneçam indicadores da aplicação no contexto profissional das competências adquiridas.

A verificação da apropriação de competências será feita de forma diversificada, através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, projetos, seminários, observação de postura, relatórios de atividades, exercícios, aulas práticas, monografia e outros, a fim de atender às peculiaridades dos alunos e de oportunizar uma avaliação adequada aos diferentes objetivos.

A frequência às atividades escolares é obrigatória, considerando-se reprovado por frequência o aluno que não comparecer a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas, independente do seu aproveitamento. Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que obtiver aproveitamento maior ou igual a 60% (sessenta por cento), e reprovado quando inferior a 30% (trinta por cento).

Para aproveitamento entre 30% (trinta por cento) e 59% (cinquenta e nove por cento) o aluno terá direito a uma avaliação final com valor de 100 pontos, sendo então aprovado o aluno cujo resultado da avaliação final atingir no mínimo 60% (sessenta por cento).

Ao aluno que, por motivo justificado, previsto em lei, não puder prestar exame final na época estabelecida no calendário escolar, será permitido exame em época especial. Os exames em época especial deverão ser realizados em data determinada pelo professor, durante a primeira semana do período seguinte.


Coordenação

Coordenador: Prof. Ms. Bruno de Souza Toledo
Formação: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce (2006); Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2009); Especialista em Administração Pública e Finanças pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017); Licenciatura em Matemática pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (2011). Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC (2015).

E-mail da coordenação:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (33) 3412-2961


Corpo docente

 

Docente

Titulação

Qualificação profissional

Indicação de disciplinas

Tempo de casa

Ana Cecília Fernandez dos Santos Graduação Licenciada em Letras Português/Inglês Inglês Instrumental 4 meses

Bruno de Souza Toledo

Mestre

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Linguagem de Programação I Metodologia Científica

Computadores e Sociedade

Sistemas Operacionais

Trabalho de Conclusão I

Trabalho de Conclusão II

5 anos

Dênis Rocha de Carvalho

Mestre

Mestrado em Ciência da Computação

Engenharia de Software I

Engenharia de Software II

Tópicos em Qualidade de Software e Gestão de Processos

10 anos

Elis Medrado Viana

Especialista

Graduada em Ciências Sociais, especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo e Mestre em Sociedade, Ambiente e Território

Sociologia

6 meses

Fábio Rodrigues Martins

Mestre

Mestrado em Ciência da Computação

Banco de Dados I

Banco de Dados II

Gerência de Projetos

2 anos

Fernando Henriques Mafra

Especialista

Especialização em Tecnologia de Redes de Computadores

Redes de Computadores I

Arquitetura de Computadores

Introdução a Computação

Interfaces Usuário-Máquina

Fundamentos de Sistemas de Informação

5 anos

Gemilson Soares da Silva Segundo Mestre Graduado em Ciências Sociais
Mestre em Ciências Sociais Desenvolvimento Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ)
Sociologia I 1 ano

José Silvino Dias

Mestre

Mestre em Matemática

Fundamentos da Matemática

4 anos

Karina Dutra de Carvalho Lemos

Mestra

Graduação em Ciências da Computação, Licenciatura Plena em Matemática, Especialização em Informática na Educação e Mestre em Modelagem Matemática e Estatística

Introdução a Programação

Algoritmos e Estrutura de Dados I

Algoritmos e Estrutura de Dados II

Algoritimos e Estrutura de Dados III

7 anos

Ricardo Bittencourt Pimentel

Especialista

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

Fundamentos de Sistemas de Informação

Arquitetura de Computadores

Rede de Computadores I, II, III

Auditoria e Segurança de Sistemas

7 anos

Rosinei Soares de Figueiredo

Mestre

Mestrado em Engenharia Elétrica

Introdução à Programação

Algoritmos e Estruturas de Dados III

Linguagem de Programação Web

Gestão da Informação

5 anos

Silvino Domingos Neto

Mestre

Mestrado em Profissional Matemática

Cálculo I

Cálculo II

Lógica Matemática

Álgebra Linear

7 anos

Tiago de Oliveira Dias

Mestre

Mestrado em Profissional Matemática

Fundamentos de Matemática

Álgebra Linear

Estatística Básica

Matemática Discreta

2 ano


Documentos

 

Matriz Curricular 2013

Matriz Curricular 2017 

Disciplinas Optativas da Licenciatura em Matemática

Disciplinas Optativas da Área 

Ementário das disciplinas obrigatórias

Projeto Pedagógico do Curso - PPC


Portal do curso

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página