Matemática (Licenciatura)
O curso
O Curso de Licenciatura em Matemática teve início no ano de 2010, com uma turma de quarenta alunos e teve seu funcionamento noturno autorizado pela Portaria IFMG nº 173/2011, situado no IFMG – Campus São João Evangelista, à Avenida Primeiro de Junho, nº 1043, centro, Prédio do Centro de Tecnologia da Informação. Com fundamentação em dispositivos da Lei nº 9394 de 16/12/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB), destaca-se a importância da Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015, que definiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Tal resolução redefiniu princípios, fundamentos, dinâmica formativa e procedimentos a serem observados nas políticas, na gestão e nos programas e cursos de formação, bem como no planejamento, nos processos de avaliação e de regulação das instituições de educação que as ofertam. Desta forma, o novo PPC do curso reestabeleceu os parâmetros para o percurso formativo, bem como a adequação do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMG/SJE à citada resolução. O título acadêmico conferido ao formado é Licenciado em Matemática.
A proposta do Curso de Formação de Professores para a área de Matemática toma como referencial:
(a) o entendimento de que o estudo da Matemática deve refletir sua natureza dinâmica, articulada, histórica e acima de tudo não neutra;
(b) as novas exigências do mundo de hoje decorrentes dos avanços das Ciências e das Tecnologias;
(c) os aspectos legais;
(d) os Parâmetros Curriculares, numa perspectiva de construir referenciais nacionais comuns sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitarem as diversidades regionais, políticas e culturais existentes;
(e) a dimensão da transversalidade dos saberes que envolve as ciências, marca do ideário pedagógico contemporâneo.
Objetivo Geral
O curso Licenciatura em Matemática do IFMG-SJE tem como objetivo geral formar professores para o exercício do magistério na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Matemática, preparados para atender positivamente às demandas educacionais da sociedade.
Objetivos Específicos
O curso Licenciatura em Matemática tem como objetivos específicos:
- Superar a visão fragmentada na formação dos professores de Matemática;
- Promover uma formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da docência;
- Garantir ao egresso o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão;
- Dominar os conteúdos específicos, compreendendo as questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões e responsabilidade pelas opções feitas;
- Construir competências que aliem dialeticamente a relação teoria/prática;
Produzir e socializar os conhecimentos matemáticos, construindo novas possibilidades para o ensino e aprendizagem; - Compreender a concepção de uma visão de seu papel social de educador, com capacidade de se inserir em diversas realidades e sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- Vislumbrar a contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
- Desenvolver o entendimento de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzida pela angústia, inércia ou rejeição, presentes no ensino e aprendizagem da disciplina.
Modalidade de ensino
Presencial.
Turno de funcionamento
Noturno.
Carga horária mínima
3315 horas - 4 anos.
Requisitos
A forma de ingresso ao curso Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus São João Evangelista é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, ou diretamente pelo Sistema de Seleção Unificada - Sisu/MEC. Há também a possibilidade de ingresso via transferência interna e externa ou obtenção de novo título, conforme normas prescritas em editais próprios. O ingresso acontecerá uma vez ao ano e, exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e atenda aos requisitos exigidos pelo sistema ENEM/SISU para ingresso.
Reconhecimento
O curso possui conceito 3 e obteve o Reconhecimento pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 699 de 01 de outubro de 2015.
O curso obteve Conceito ENADE 4 e IDD 4 no processo de 2021.
Critérios de avaliação
O sistema de avaliação previsto para o curso de Licenciatura em Matemática está de acordo com o Regimento de Ensino do IFMG, bem como em Regimento de Ensino próprio do Câmpus São João Evangelista.
A avaliação do desempenho dos educandos será contínua, gradual e cumulativa, sendo importante a valorização de aspectos qualitativos e quantitativos.
Numa ação contínua, o aluno será observado com relação à apropriação de competências e habilidades e será avaliado como um todo, em quaisquer situações que envolvam aprendizagem e aplicabilidade da mesma. Deverão ser priorizados instrumentos de avaliação estimuladores, que envolvam atividades realizadas individualmente ou em grupo e que forneçam indicadores da aplicação no contexto profissional das competências adquiridas.
A verificação da apropriação de competências será feita de forma diversificada, através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, projetos, seminários, observação de postura, relatórios de atividades, exercícios, aulas práticas, monografia e outros, a fim de atender às peculiaridades dos alunos e de oportunizar uma avaliação adequada aos diferentes objetivos.
A frequência às atividades escolares é obrigatória, considerando-se reprovado por frequência o aluno que não comparecer a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas, independente do seu aproveitamento. Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que obtiver aproveitamento maior ou igual a 60% (sessenta por cento), e reprovado quando inferior a 30% (trinta por cento).
Para aproveitamento entre 30% (trinta por cento) e 59% (cinquenta e nove por cento) o aluno terá direito a uma avaliação final com valor de 100 pontos, sendo então aprovado o aluno cujo resultado da avaliação final atingir no mínimo 60% (sessenta por cento).
Ao aluno que, por motivo justificado, previsto em lei, não puder prestar exame final na época estabelecida no calendário escolar, será permitido exame em época especial. Os exames em época especial deverão ser realizados em data determinada pelo professor, durante a primeira semana do período seguinte.
Coordenação
Coordenado: Prof. Ms. José Silvino Dias.
Formação: Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de São João D’El Rei.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (33) 3412-2960
Corpo docente
Nome | Titulação | Disciplina(s) de atuação no Curso | Regime de Trabalho |
André Geraldo da Costa Coelho | Mestrado |
Administração Financeira I Contabilidade Básica Métodos Quantitativos Empreendedorismo e Plano de Negócios Fundamentos de Economia Financeira |
40h DE |
Bruno Oliveira Lafetá | Doutorado | Estatística Experimental | 40h DE |
Cleonir Coelho Simões | Doutorado |
Física I Física II |
40h DE |
Débora Marques Ferreira Araújo | Mestrado | Português Instrumental | 40h DE |
Elias Pedro Rosa | Mestrado |
Filosofia da Educação; Sociologia da Educação. |
40h DE |
Geovália Oliveira Coelho | Doutorado |
Introdução à Informática Introdução à Programação Introdução à Computação |
40h DE |
José Fernandes da Silva | Doutorado |
Metodologia Científica Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Seminários de Pesquisa em Matemática Modelagem Matemática na Educação Básica Redação Técnico-Científica em Educação Matemática |
40h DE |
José Silvino Dias | Mestrado |
Cálculo I Cálculo II Cálculo Numérico Álgebra na Educação Básica II Recursos Computacionais |
40h DE |
Jossara Bazílio de Souza Bicalho | Doutorado |
Resolução de Problemas Investigação em Educação Matemática Formação de Professores de Matemática Ludicidade no Ensino de Matemática Metodologias Ativas de Ensino |
40h DE |
Roseana Moreira de Figueiredo Coelho | Mestrado |
Funções de Variáveis Complexas Estruturas Algébricas Modelagem Matemática Fundamentos de Análise |
40h DE |
Sandra Regina do Amaral | Doutorado |
Antropologia da Educação Políticas Públicas na Educação Básica Psicologia da Educação Didática Geral Libras Gestão Educacional |
40h DE |
Sandro Salles Gonçalves | Mestrado |
Ensino de Geometria e Medidas e Extensão Ensino de Estatística e Probabilidade e Extensão Tendências em Educação Matemática Pesquisa Operacional Intervenção Pedagógica em Matemática e Extensão Educação Inclusiva |
40h DE |
Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos | Mestrado |
Ensino de Números e Álgebra e Extensão Laboratório de Ensino de Matemática I e Extensão Laboratório de Ensino de Matemática II e Extensão Equações Diferenciais Ordinárias |
40h DE |
Silvino Domingos Neto | Mestrado |
Cálculo III Cálculo IV Desenho Geométrico Geometria na Educação Básica I Geometria na Educação Básica II Geometria Analítica Lógica Matemática |
40h DE |
Tiago de Oliveira Dias | Mestrado |
Estatística Básica Álgebra na Educação Básica I História da Matemática História da Educação e Teorias de Currículo Métodos Avançados de Contagem |
40h DE |
Wálmisson Régis de Almeida | Mestrado |
Álgebra Linear Análise Combinatória Matemática Discreta Matemática Financeira Teoria dos Números |
40h DE |
Documentos
Projeto Pedagógico do Curso - PPC (2023)
Projeto Pedagógico do Curso - PPC (2020)
Redes Sociais