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Matemática (Licenciatura)

Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 10h11

 

O curso

O Curso de Licenciatura em Matemática teve início no ano de 2010, com uma turma de quarenta alunos e teve seu funcionamento noturno autorizado pela Portaria IFMG nº 173/2011, situado no IFMG – Campus São João Evangelista, à Avenida Primeiro de Junho, nº 1043, centro, Prédio do Centro de Tecnologia da Informação. Com fundamentação em dispositivos da Lei nº 9394 de 16/12/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB), destaca-se a importância da Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015, que definiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Tal resolução redefiniu princípios, fundamentos, dinâmica formativa e procedimentos a serem observados nas políticas, na gestão e nos programas e cursos de formação, bem como no planejamento, nos processos de avaliação e de regulação das instituições de educação que as ofertam. Desta forma, o novo PPC do curso reestabeleceu os parâmetros para o percurso formativo, bem como a adequação do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMG/SJE à citada resolução. O título acadêmico conferido ao formado é Licenciado em Matemática.

A proposta do Curso de Formação de Professores para a área de Matemática toma como referencial:

(a) o entendimento de que o estudo da Matemática deve refletir sua natureza dinâmica, articulada, histórica e acima de tudo não neutra;
(b) as novas exigências do mundo de hoje decorrentes dos avanços das Ciências e das Tecnologias;
(c) os aspectos legais;
(d) os Parâmetros Curriculares, numa perspectiva de construir referenciais nacionais comuns sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitarem as diversidades regionais, políticas e culturais existentes;
(e) a dimensão da transversalidade dos saberes que envolve as ciências, marca do ideário pedagógico contemporâneo.


Objetivo Geral

O curso Licenciatura em Matemática do IFMG-SJE tem como objetivo geral formar professores para o exercício do magistério na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Matemática, preparados para atender positivamente às demandas educacionais da sociedade.


Objetivos Específicos

O curso Licenciatura em Matemática tem como objetivos específicos:

  • Superar a visão fragmentada na formação dos professores de Matemática;
  • Promover uma formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da docência;
  • Garantir ao egresso o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão;
  • Dominar os conteúdos específicos, compreendendo as questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões e responsabilidade pelas opções feitas;
  • Construir competências que aliem dialeticamente a relação teoria/prática;
    Produzir e socializar os conhecimentos matemáticos, construindo novas possibilidades para o ensino e aprendizagem;
  • Compreender a concepção de uma visão de seu papel social de educador, com capacidade de se inserir em diversas realidades e sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • Vislumbrar a contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • Desenvolver o entendimento de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzida pela angústia, inércia ou rejeição, presentes no ensino e aprendizagem da disciplina.

Modalidade de ensino

Presencial.


Turno de funcionamento

Noturno.


Carga horária mínima

3305 horas - 4 anos.


Requisitos

A forma de ingresso ao curso Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus São João Evangelista é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, ou diretamente pelo Sistema de Seleção Unificada - Sisu/MEC. Há também a possibilidade de ingresso via transferência interna e externa ou obtenção de novo título, conforme normas prescritas em editais próprios. O ingresso acontecerá uma vez ao ano e, exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e atenda aos requisitos exigidos pelo sistema ENEM/SISU para ingresso.


Reconhecimento

O curso possui conceito 3 e obteve o Reconhecimento pelo Ministério da Educação através da Portaria  nº 699 de 01 de outubro de 2015.


Critérios de avaliação

O sistema de avaliação previsto para o curso de Licenciatura em Matemática está de acordo com o Regimento de Ensino do IFMG, bem como em Regimento de Ensino próprio do Câmpus São João Evangelista.

A avaliação do desempenho dos educandos será contínua, gradual e cumulativa, sendo importante a valorização de aspectos qualitativos e quantitativos.

Numa ação contínua, o aluno será observado com relação à apropriação de competências e habilidades e será avaliado como um todo, em quaisquer situações que envolvam aprendizagem e aplicabilidade da mesma. Deverão ser priorizados instrumentos de avaliação estimuladores, que envolvam atividades realizadas individualmente ou em grupo e que forneçam indicadores da aplicação no contexto profissional das competências adquiridas.

A verificação da apropriação de competências será feita de forma diversificada, através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, projetos, seminários, observação de postura, relatórios de atividades, exercícios, aulas práticas, monografia e outros, a fim de atender às peculiaridades dos alunos e de oportunizar uma avaliação adequada aos diferentes objetivos.

A frequência às atividades escolares é obrigatória, considerando-se reprovado por frequência o aluno que não comparecer a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas, independente do seu aproveitamento. Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que obtiver aproveitamento maior ou igual a 60% (sessenta por cento), e reprovado quando inferior a 30% (trinta por cento).

Para aproveitamento entre 30% (trinta por cento) e 59% (cinquenta e nove por cento) o aluno terá direito a uma avaliação final com valor de 100 pontos, sendo então aprovado o aluno cujo resultado da avaliação final atingir no mínimo 60% (sessenta por cento).

Ao aluno que, por motivo justificado, previsto em lei, não puder prestar exame final na época estabelecida no calendário escolar, será permitido exame em época especial. Os exames em época especial deverão ser realizados em data determinada pelo professor, durante a primeira semana do período seguinte.


Coordenação

Coordenador: Prof. Ms. Wálmisson Régis de Almeida 
Formação: Possui graduação em Odontologia e Matemática, Pós Graduação em Matemática e Gestão Educacional, com Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São João D’El Rei.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (33) 3412-2960


Corpo docente

 

Professor(a)

Regime de trabalho

Titulação

Disciplinas

Anselmo de Paula Carvalho

40 horas semanais

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2010), cursando Ciências Contábeis pela Universidade de Uberaba, pós-graduado em Contabilidade Pública e LRF pela UCAM, Direito Tributário pela UCAM, Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente pela UCAM, Direito Administrativo pela UCAM e Gestão Pública e Controle com Foco em Resultados pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Atualmente é controlador Interno da Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães e professor substituto de Administração no IFMG - Campus São João Evangelista. Tem experiência na área de Administração Pública, Privada e docência.

-Gestão de Pessoas

-Administração Financeira

-Introdução à Contabilidade

-Empreendedorismo

Bruno Rafael Camargos de Oliveira

Integral - DE

Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais. Atua como docente e pesquisador nas áreas de Filosofia no Ensino Médio e Graduação e Filosofia da Educação na Graduação. Pesquisa, atualmente, sobre as concepções e práticas do ensino integrado e integral.

-Filosofia da Educação;

Cleonir Coelho Simões

Integral - DE

 Mestre em Ensino de Ciências e Matemática com ênfase em Ensino de Física pela PUC - MG (2009), especialista em Ensino de Física pela UFV - MG (2003) e Licenciado em Física pela UFV - MG (2001). Atuou como professor de Física e Astronomia na faculdade ISEED/FAVED em Virginópolis, MG, como professor de Estatística no instituto IESMIG, em Sabinópolis, MG e, ainda como professor de Física no ensino médio no Colégio Vygostky (Positivo) em Guanhães, MG, na E. E. Monsenhor José Amantino dos Santos em Sabinópolis, MG e na escola Atual, em Sabinópolis, MG. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais, onde atua como professor de física no ensino médio e no ensino superior, em São João Evangelista, MG.

-Física I;

-Física II;

-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

-Trabalho de Conclusão de Curso.

Denília Andrade Teixeira dos Santos

Integral - DE

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNI-BH(1999) e mestrado em Educação pela PUC-MG (2012), especialização em Educação Inclusiva pela UEMG (2009). Com atuação na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede educação pública desde 1995, tem como foco o processo ensino-aprendizagem. Atuou como pedagoga na rede pública, além de atuar em gestão pedagógica, junto à escolas de Ensino Fundamental na Gerência de Educação da regional Nordeste, do Município de Belo Horizonte. Apresenta experiência na docência superior em cursos de graduação e pós-graduação, no departamento de Educação e de Psicologia da PUC/MG, com ênfase no processo de alfabetização e letramento. Vem atuando desde 2013, pela PBH/SMED, como Orientadora de Estudos do PNAIC/MEC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

-Antropologia da Educação;

-Didática Geral;

-Educação Inclusiva;

-Estágio Supervisionado I;

-Estágio Supervisionado II;

-Estágio Supervisionado III;

-Estágio Supervisionado IV;

-Filosofia da Educação;

-Formação de Professores de Matemática;

-Gestão Educacional;

-História da Educação e Teorias de Currículo;

-LIBRAS;

-Organização da Educação Básica;

-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

-Psicologia da Educação;

-Trabalho de Conclusão de Curso.

Fábio Rodrigues Martins

Integral - DE

Mestre e especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2009) e Tecnólogo em Informática Empresarial pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2005). Tem experiência na área de Análise de Sistemas, com ênfase em Engenharia de Software e desenvolvimento de sistemas. Desenvolve utilizando as tecnologias: Java, Hibernate, PostgreSQL, Linux.

-Introdução à Informática;

-Introdução à Programação.

José Fernandes da Silva

Integral - DE

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN - na Linha de Pesquisa Formação de professores que ensinam Matemática (2017). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNMONTES (2002). Graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2017). Especialização em Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR (2011).

-Álgebra Linear;

-Antropologia da Educação;

-Didática Geral;

-Gestão Educacional;

-Laboratório de Ensino de Matemática I;

-Laboratório de Ensino de Matemática II;

-Metodologia Científica;

-Metodologia I;

-Metodologia II;

-Metodologia III;

-Estágio Supervisionado I;

-Estágio Supervisionado II;

-Estágio Supervisionado III;

-Estágio Supervisionado IV;

-Intervenção Pedagógica em Matemática;

-Investigação em Educação Matemática;

-Organização da Educação Básica;

-Políticas Públicas da Educação Básica;

-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

-Psicologia da Educação;

-Resolução de Problemas;

-Seminários de Pesquisa em Matemática;

-Tópicos em Educação Matemática;

-Trabalho de Conclusão de Curso;

-Formação de professores de Matemática;

- Ensino de Números, Operações, Álgebra e Funções;

-Ensino de Grandezas, Medidas e Geometria;

-Ensino de Estatística e Matemática Financeira;

-Ludicidade no Ensino de Matemática;

-Modelagem Matemática;

-Modelagem Matemática na Educação Básica;

 

 

 

 

 

José Silvino Dias

Integral - DE

 

 

 

 

 

Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT pela Universidade Federal de São João delRei (UFSJ - 2017), pós-graduado pela Faculdade da Região dos Lagos (FERLAGOS - 2005) e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática e Física pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Fui professor de Matemática da Escola Estadual Odilon Bherens, da cidade de Guanhães-MG, coordenador do curso de Matemática do Instituto de Educação Elvira Dayrell, da cidade de Virginópolis, professor substituto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista-MG, professor de Matemática do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba-MG (IFTM - 2016). Professor Efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - 2017).

-Álgebra Linear;

-Cálculo Diferencial e Integral I;

-Cálculo Diferencial e Integral II;

-Cálculo Diferencial e Integral III;

-Cálculo Diferencial e Integral IV;

-Cálculo Numérico;

-Desenho Geométrico;

-Ensino de Grandezas, Medidas e Geometria;

-Equações Diferenciais Ordinárias;

-Estatística Básica;

-Fundamentos de Matemática Elementar I;

-Fundamentos de Matemática Elementar II;

-Geometria Analítica;

-Geometria Espacial;

-Geometria Euclidiana Plana;

-Lógica Matemática;

-Matemática Financeira;

-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

-Recursos Computacionais Aplicados à Matemática;

-Trabalho de Conclusão de Curso.

Jossara Bazílio de Souza Bicalho

Integral - DE

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, com início em abril de 2017. Coordenadora institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), de 4/2016 até a presente data, tendo sido anteriormente, de 2011 a 2016, coordenadora de área e de gestão do programa. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (MG). É especialista em Informática Aplicada à Educação, pela Universidade Federal de Lavras(UFLA). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), aprovada em concurso público. Atua como professora no curso de Licenciatura em Matemática, com as disciplina de Fundamentos da Matemática e com disciplinas do núcleo de Práticas Pedagógicas. Ainda no curso de Matemática, lecionou as disciplinas de Geometria Euclidiana Plana e Espacial, Aritmética e Estatística. Atuou como professora de Matemática no ensino médio integrado ao curso técnico de Agropecuária. Atualmente, continua com disciplinas do núcleo de Práticas Pedagógicas e, além dessas, com Fundamentos de Matemática, Desenho Geométrico e Matemática Financeira. Tem ampla experiência com educação básica, tendo lecionado na rede estadual de Minas Gerais, redes municipais de Belo Horizonte e Contagem, MG, bem como na rede particular, no Ensino Fundamental e Médio. A matemática na Educação Básica é sua principal área de interesse e pesquisa, especialmente os temas Modelagem Matemática, Currículo, Metodologias de Ensino, Avaliação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática.

-Desenho Geométrico;

-Fundamentos de Matemática Elementar I;

-Fundamentos de Matemática Elementar II;

-Geometria Espacial;

-Geometria Euclidiana Plana;

-Intervenção Pedagógica em Matemática;

-Investigação em Educação Matemática;

-Laboratório de Ensino de Matemática I;

-Laboratório de Ensino de Matemática II;

-Modelagem Matemática;

-Modelagem Matemática na Educação Básica;

-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

-Recursos Computacionais Aplicados à Matemática.

-Seminários de Pesquisa em Matemática;

-Tópicos em Educação Matemática;

-Trabalho de Conclusão de Curso;

-História da Matemática;

-Ludicidade no Ensino de Matemática.

Roberto Carlos Alves

Integral - DE

Técnico Agrícola (1983), graduado em Letras (1988). Atualmente é Professor do IFMG Campus São João Evangelista, Instrutor de Apicultura e Administração do Senar Minas Gerais e pequeno Empresário Rural. Mestre em Gestão e Doutorando em Ciência Animal pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. 

-Português Instrumental.

Silvino Domingos Neto

Integral - DE

Mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) na Universidade Federal de Viçosa-UFV (2012-2014). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC MG (1995 - 2000). Especialista em Educação Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES(2003 - 2004). Professor de matemática da educação básica da secretaria municipal de Materlândia Minas Gerais (1987 - 2010). Professor de matemática da educação básica da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais- SEE MG(1996 e 1999 - 2010). Atualmente é professor efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais Campus São João Evangelista, onde atua desde de 2010 no curso de licenciatura em Matemática ministrando as disciplinas: Fundamentos da Matemática I, II e III, Geometria Euclidiana Plana I e II, Geometria Analítica, Lógica Matemática, Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, Fundamentos de Álgebra Linear e Estatística Básica. No curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ministrando as disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I e II, Álgebra Linear, Estatística Básica e Lógica Matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias na Educação Matemática (GEPETEM)

-Álgebra Linear;

-Cálculo Diferencial e Integral I;

-Cálculo Diferencial e Integral II;

-Cálculo Diferencial e Integral III;

-Cálculo Diferencial e Integral IV;

-Desenho Geométrico;

-Equações Diferenciais Ordinárias;

-Geometria Analítica;

-Geometria Espacial;

-Geometria Euclidiana Plana;

- Fundamentos de Álgebra;

-Fundamentos de Matemática Elementar I;

-Fundamentos de Matemática Elementar II;

-Lógica Matemática;

-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

-Trabalho de Conclusão de Curso.

Tiago de Oliveira Dias

Integral - DE

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Atualmente leciona no curso de Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus São João Evangelista e é coordenador de área de Matemática do PIBID. Experiência dentro do ensino fundamental, médio e superior. Ex-diretor da Escola Estadual Pedro II em Belo Horizonte melhor escola estadual no PROEB 2012, 2013 e 2014, maior IDEB 2013 dos anos finais do ensino fundamental, recordista de medalhas da OBMEP 2013 e 2014 e maior média geral no ENEM 2013 e 2014 dentre as escolas estaduais de MG. Habilitado pela OBMEP.

-Álgebra Linear;

-Análise Combinatória;

-Cálculo Diferencial e Integral I;

-Cálculo Diferencial e Integral II;

-Cálculo Diferencial e Integral III;

-Cálculo Diferencial e Integral IV;

-Ensino de Números, Operações, Álgebra e Funções;

-Ensino de Grandezas, Medidas e Geometria;

-Ensino de Estatística e Matemática Financeira;

-Equações Diferenciais Ordinárias;

-Estatística Básica;

-Estruturas Algébricas;

-Fundamentos de Álgebra;

-Fundamentos de Análise;

-Fundamentos de Matemática Elementar I;

-Fundamentos de Matemática Elementar II;

-História da Matemática;

-Intervenção Pedagógica em Matemática;

-Investigação em Educação Matemática;

-Laboratório de Ensino de Matemática I;

-Laboratório de Ensino de Matemática II;

-Matemática Discreta;

-Teoria dos Números;

-História da Matemática;

Wálmisson Régis de Almeida

Integral - DE

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (CAPES - PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) (2016). - Pós Graduado em Gestão Educacional pelo SENAC - MG (2011). - Pós-Graduado em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (2010) - Graduado em Matemática (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2007). - Graduado em Odontologia pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - FAFEOD, atual UFVJM (2001) - Trabalhou como Odontólogo de 2001 a 2008, com ênfase em cirurgia oral menor. - Trabalhou como Professor de Física e Matemática, na Educação Básica e Pré-Vestibulares, de 1999 a 2017, nas cidades de Diamantina, Curvelo, Viçosa e Sete Lagoas. Trabalhou como Gestor Educacional no Colégio Anglo de Sete Lagoas (2009 a 2012). Trabalhou como Professor de Cálculo I, Cálculo II e Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) pelo Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM - de 2012 a 2017. - Professor efetivo EBTT da área de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG desde abril de 2017.

-Álgebra Linear;

-Análise Combinatória;

-Cálculo Diferencial e Integral I;

-Cálculo Diferencial e Integral II

-Desenho Geométrico;

-Ensino de Estatística e Matemática Financeira;

-Matemática Financeira;

-Estatística Básica;

-Fundamentos de Análise;

-Fundamentos de Matemática Elementar I;

-Fundamentos de Matemática Elementar II;

- Fundamentos de Álgebra

-Geometria Euclidiana Plana;

-Geometria Analítica;

-História da Matemática;

-Matemática Financeira.

-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

-Trabalho de Conclusão de Curso;

- Teoria dos Números.

-Estágio Supervisionado I;

-Estágio Supervisionado II;

-Estágio Supervisionado III;

-Estágio Supervisionado IV;

-Modelagem Matemática;

-Modelagem Matemática na Educação Básica;


Documentos

Projeto Pedagógico do Curso - PPC (2019)

Matriz Curricular Vigente a partir de 01.2017

Matriz Curricular em via de extinção 

Programa e carga horária de cada disciplina em via de extinção


 

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