Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

FAQ

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 10h10 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 14h37

01) Como realizar a mediação pedagógica na EaD?

A mediação pedagógica na EaD on-line é realizada por meio do Ambiente Virtual e com apoio das tecnologias digitais.  Esse contexto exige algumas adaptações na ação docente e a mobilização de saberes específicos para a comunicação e acompanhamento do processo de aprendizagem por meio virtual, sendo muito importante para isso, a realização de formações específicas e de maneira continuada.

02) Qual recurso devo utilizar para auxiliar no planejamento de cursos EaD no IFMG? 

Deve-se utilizar o mapa de atividades.

O mapa de atividades é uma forma de ajudar os professores a se organizarem de forma mais objetiva e clara sobre os planos pedagógicos que serão ministrados durante o curso.

Deve conter no mapa: as atividades semanais, tema principal, subtemas, objetivos específicos, atividades online e/ou presenciais, teórica, prática, recursos do moodle, grau de dificuldade, nota, porcentagem, observações. 

03) Meus alunos não conhecem o Moodle. O que fazer?

Existe um manual explicativo com passo a passo em nosso site onde o aluno consegue esclarecer todas as dúvidas. 

Clique aqui para acessar o Manual do Aluno - AVA Moodle

04) Quais seriam as orientações iniciais para os docentes do IFMG que desejam trabalhar com EaD?

O Cefor/IFES tem um curso do Moodle voltado para educadores iniciantes na área EaD, de uma forma didática. Explicando qual a melhor maneira de iniciar as suas práticas na plataforma de forma que seja de fácil entendimento para o docente.

Temos também um manual de EAD básico atualizado para o IFMG/SJE.

05) O que não posso esquecer de verificar na minha sala virtual antes e durante  do meu curso?

Antes: verificar os recursos disponíveis na plataforma, de forma que atenda as expectativas que são esperadas pelo professor. Ter o mapa de atividades atualizado e corrigido para não fugir do planejamento que foi feito pelo professor e o conselho pedagógico. 

Durante: Manter os tópicos atualizados e bem descritos, lançamento de notas, feedbacks em fóruns, responder os alunos nos chats, verificar datas limites e as postagens que são feitas semanal/mensal/semestral.

06) Como os professores podem interagir e acompanhar os alunos nas APNP?

Através do link abaixo:

Sugestões aos professores para interação e acompanhamento dos alunos nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) utilizando o Moodle - Núcleo de Tecnologias Educacionais do IFES - Santa Teresa

07) Posso criar minhas próprias vídeos aulas?

Sim! Tem a opção de adicionar as aulas gravadas através do YouTube na plataforma Moodle.

08) Não tenho uma identificação de usuário e uma senha. O que fazer?

A “identificação de usuário” do professor será criada no momento em que ele fizer a integração do primeira diário do Sistema Acadêmico, o que estiver definido como login preferencial no sistema acadêmico é o que será adicionado nas salas do AVA.

Você também receberá um e-mail com as informações de acesso. 

09) Há alunos que não possuem uma identificação de usuário e uma senha. O que eles devem fazer?

O usuário do aluno será criado no AVA, no momento que o professor faz a integração de um diário do sistema acadêmico. Na primeira vez que ocorre essa situação para um determinado aluno, o seu usuário será criado. Nesse processo o aluno receberá um e-mail com os dados de acesso (identificação de usuário será o número de matrícula com a senha padrão).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página