Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Bibliotecas virtuais
Início do conteúdo da página

Bibliotecas Virtuais

Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h16

Logo da Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual é um acervo digital composto por milhares de títulos que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre outras.  Além dos títulos editados pela Pearson, a plataforma conta com títulos de 16 editoras parceiras: Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.


Logo da ProQuest Ebook Central

A ProQuest Ebook Central oferece títulos de centenas de editoras em uma moderna plataforma, permitindo que pesquisadores tenham acesso a qualquer hora ao conteúdo que precisam. Seja um único capítulo ou até um livro inteiro, ela atende diversas áreas de conhecimento das pesquisas desenvolvidas no IFMG.


Logo da Target Normas

Biblioteca digital assinada pelo IFMG para acesso às normas técnicas nacionais da ABNT.


Logo de Portal de Periódicos da Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.


Logo da Biblioteca Digital do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.


Logo da ChemWeb

Consulta gratuita a 32 bases de dados, algumas com acesso livre ao texto completo, inclusive a Beilstein Abstracts; o ACD - Available Chemicals Directory, com informações sobre compostos e produtos químicos distribuídos por mais de 470 fornecedores; o Conference Centre, guia de congressos, conferências e eventos; o Portal para o Chemistry Preprint Server, o ChemGuide e o ChemDexPlus.


Logo do Mathema

A equipe do Mathema desenvolveu uma série de publicações relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Matemática. São livros e textos frutos de nossas reflexões e de nossas ações junto a diferentes grupos de professores.


Logo da Biblioteca Virtual em Saúde

A Biblioteca Virtual em Saúde -  (BVS) desenvolvida sob coordenação do Centro Latino-americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) é  uma rede de fontes de informação on-line para a distribuição  de conhecimento científico e técnico em saúde. A base é destinada para profissionais da saúde, acadêmicos, estudantes e pessoas interessadas na área, com foco no desenvolvimento das Ciências da Saúde na América Latina & Caribe (ALC), A ALC é também conhecida como Região.


Logo do Portal Domínio Público

O "Portal Domínio Público" lançado em novembro de 2004 tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos de forma imparcial, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo a promoção e o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.


Logo da SciELO

A Scientific Electronic Library Online - SciELO corresponde a um banco de dados bibliográficos cujo objetivo é a publicação digital, de forma cooperativa, de periódicos científicos brasileiros de acesso aberto. A SciELO foi desenvolvida a partir do resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, em parceria com a Bireme - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, com o apoio, a partir de 2002, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Participam atualmente na rede SciELO os seguintes países: África do Sul, Argentina,Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela.


Logo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - (BDTD) foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o objetivo de integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.

A BDTD contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet, o que significa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. Além disso, a BDTD também proporciona maior visibilidade e governança do investimento realizado em programas de pós-graduação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página