Bibliotecas Virtuais
A Biblioteca Digital Saraiva (BDS) é um acervo digital que disponibiliza cerca de 2.800 títulos atualizados dos selos editoriais Saraiva Jur, Saraiva Uni e Érica – grandes referências em conteúdo para os cursos de Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, além de cursos técnicos e profissionalizantes.
Importante: o acesso deve ser realizado através do catálogo online da biblioteca. Ao abrir o e-book, utilize o login da biblioteca: CPF e senha numérica.
A Biblioteca Virtual é um acervo digital composto por milhares de títulos que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre outras. Além dos títulos editados pela Pearson, a plataforma conta com títulos de 16 editoras parceiras: Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.
Target GEDWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios. Ele oferece acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaques das publicações regulamentares mais recentes. O Target GEDWeb rastreia e atualiza, diária e automaticamente, centenas de milhares de regulamentações técnicas, entre elas: Normas ABNT NBR/NM; Normas Internacionais e Estrangeiras (BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA e outras); Diários Oficiais; Projetos de Norma Brasileira em Consulta Nacional; Regulamentos Técnicos/Portarias do INMETRO; Normas Regulamentadoras do MTE; Resoluções; Procedimentos ONS; Procedimentos ANVISA; Resoluções MAPA; Legislações CONAMA; etc.
Importante: acesso exclusivo através do catálogo online, onde deve-se pesquisar o termo desejado, selecionar a aba “Pesquisa Target GEDWeb“, clicar no ícone “cadeado” e inserir seu usuário/senha da biblioteca.
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.
O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.
As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.
Consulta gratuita a 32 bases de dados, algumas com acesso livre ao texto completo, inclusive a Beilstein Abstracts; o ACD - Available Chemicals Directory, com informações sobre compostos e produtos químicos distribuídos por mais de 470 fornecedores; o Conference Centre, guia de congressos, conferências e eventos; o Portal para o Chemistry Preprint Server, o ChemGuide e o ChemDexPlus.
A equipe do Mathema desenvolveu uma série de publicações relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Matemática. São livros e textos frutos de nossas reflexões e de nossas ações junto a diferentes grupos de professores.
A Biblioteca Virtual em Saúde - (BVS) desenvolvida sob coordenação do Centro Latino-americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) é uma rede de fontes de informação on-line para a distribuição de conhecimento científico e técnico em saúde. A base é destinada para profissionais da saúde, acadêmicos, estudantes e pessoas interessadas na área, com foco no desenvolvimento das Ciências da Saúde na América Latina & Caribe (ALC), A ALC é também conhecida como Região.
O "Portal Domínio Público" lançado em novembro de 2004 tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos de forma imparcial, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo a promoção e o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
A Scientific Electronic Library Online - SciELO corresponde a um banco de dados bibliográficos cujo objetivo é a publicação digital, de forma cooperativa, de periódicos científicos brasileiros de acesso aberto. A SciELO foi desenvolvida a partir do resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, em parceria com a Bireme - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, com o apoio, a partir de 2002, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participam atualmente na rede SciELO os seguintes países: África do Sul, Argentina,Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela.
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - (BDTD) foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o objetivo de integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.
A BDTD contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet, o que significa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. Além disso, a BDTD também proporciona maior visibilidade e governança do investimento realizado em programas de pós-graduação.
Redes Sociais