Processo Seletivo do curso de Pós-Graduação em Ensino e Tecnologias Educacionais - 3ª Chamada
As inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais poderão ser realizadas de 10 de dezembro de 2020 a 21 de fevereiro de 2021.
O curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais, gratuito, tem como objetivo geral, propiciar, além de uma sólida formação conceitual, o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, bem como da Alfabetização Científica e tecnológica. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.
Podem se inscrever no processo seletivo os graduados em qualquer área do conhecimento, com diploma de curso superior autorizado, reconhecido ou validado pelo Ministério da Educação brasileiro e/ou declaração de conclusão de curso, expedida há, no máximo, um ano.
A seleção e classificação será feita com base na análise do currículo (com barema específico, disponível no Anexo I) e da carta de intenções do candidato (redigida conforme Anexo V e avaliada conforme Anexo IV).
A carga horária é de 405 horas.
Conforme a Retificação do Edital 26/2020, o curso será ofertado totalmente na modalidade EaD, com encontros síncronos obrigatórios previstos para as terças-feiras (18:40h às 22:40h) utilizando tecnologias como Google Meet, Zoom, MS Teams, entre outras. Em função da pandemia do COVID-19 e considerando as Instruções Normativas 02 e 05 do IFMG, as aulas serão realizadas por meio de encontros síncronos em plataformas próprias, nos mesmos dias e horários.
Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- Autodeclarados negros ou pardos ou indígenas ou deficientes: 8 (oito) vagas para candidatos/as de todo o país;
- Servidores efetivos do IFMG: 4 (quatro) vagas para todos os campi do IFMG;
- Professores em exercício nas redes públicas de ensino (municipal, estadual ou federal) e portadores de diploma de graduação e/ou declaração de conclusão de curso, expedida há, no máximo, um ano: 14 (quatorze) vagas.
- Graduados em diferentes áreas do conhecimento: 14 (quatorze) vagas.
Confira os detalhes no edital e em seus anexos abaixo.
Edital 26/2020 - Anexo I - Barema de Avaliação Curricular
Edital 26/2020 - Anexo II - Cronograma do Processo Seletivo
Edital 26/2020 - Anexo III - Folha de Interposição de Recursos
Edital 26/2020 - Anexo IV - Modelo de Declaraçãode Autenticidade de Documentos
Edital 26/2020 - Anexo V - Carta de Intenções
Edital 26/2020 - Anexo VI - Barema de Avaliação da Carta de Intenções
Edital 26/2020 - Resultado dos Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição
Edital 26/2020 - Retificação 01
Edital 26/2020 - Inscrições Deferidas
Edital 26/2020 - Retificação 02
Edital 26/2020 - Resultado Preliminar
Edital 26/2020 - Retificação do Resultado Preliminar
Edital 26/2020 - Julgamento de Resursos
Edital 26/2020 - Resultado Final
Edital 26/2020 - Ficha de Matrícula
Edital 26/2020 - Questionário Socioeconômico
Edital 26/2020 - Chamada dos candidatos em Lista de Espera para matrícula (2ª Chamada)
Inscrições
Será cobrada uma taxa única de inscrição no Processo Seletivo no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Para se inscrever, o candidato deve: Gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e realizar o pagamento da mesma conforme orientações do Edital e preencher o formulário eletrônico (https://forms.gle/dAaTyvabfeqhHBJU7) no período de 8h do dia 10 de dezembro de 2020 até as 23:59h do dia 21 de janeiro de 2021.
A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada por meio de formulário eletrônico (https://forms.gle/tfQArUxoQwsDkaa46) a partir das 8h do dia 15 de dezembro de 2020 até as 23:59h do dia 10 de janeiro de 2021.
Matrículas
Apenas os candidatos classificados dentro do limite das vagas de cada categoria deverão realizar sua matrícula nesta chamada. Os demais candidatos classificados em lista de espera deverão aguardar novas convocações.
As matrículas deverão ser realizadas nos dias 09, 10 e 11 de março de 2021, de forma exclusivamente on-line, excepcionalmente neste período da Pandemia do COVID-19, a partir do envio dos documentos digitalizados no formato PDF, ou JPG, ou JPEG.
Os formulários (Ficha de Matrícula e Questionário Socioeconômico) devidamente preenchidos e a documentação exigida em edital devem ser enviados para o e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br. No assunto do e-mail o candidato deve colocar "Pós graduação em ensino e tecnologias educacionais - (SEU NOME COMPLETO)".
Observação 1: A entrega presencial dos documentos impressos deverá ser postergada para o período de retorno dos atendimentos presenciais, cabe aos candidatos a responsabilidade pela guarda destes documentos original e cópia. Os arquivos que serão enviados devem ser nomeados de acordo com o documento, por exemplo:
- RG - seu nome
- CPF - seu nome
- Histórico Escolar - seu nome
- Diploma de Graduação - seu nome
- Ficha de Matrícula - seu nome
- Formulário Socioeconômico - seu nome
- Certificado Reservista - seu nome
Fique atento à qualidade das imagem dos documentos a serem enviados. Os documentos devem estar sem cortes e deve ser possível a leitura de todo o conteúdo.
Observação 2: O candidato convocado para a primeira chamada, que não se matricular dentro do prazo estabelecido, perderá a vaga. O candidato subsequente classificado em lista de espera será chamado a partir do dia 12 de março de 2021 para apresentar interesse e realizar a matrícula. Estas chamadas serão realizadas por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição pelo candidato.
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