Sobre o curso - Especialização em Ensino e Tecnologias Educacionais
Visão geral do curso.
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais toma como referencial a necessidade de repensar a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa no campo do ensino, a importância das investigações e reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos, sociais e culturais em diferentes níveis e contextos educacionais, a promoção da qualificação de profissionais comprometidos com processos de ensino que envolvam as tecnologias, a criação, a inovação e as diferentes possibilidades do pensar pedagógico, a produção de conhecimentos a partir de estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento de pesquisas na área do ensino e o contexto da Educação Básica que exige uma reestruturação curricular flexível e focada não apenas nos conteúdos, mas no desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos educandos, numa perspectiva crítica, serem cidadãos participativos, criativos e autônomos.
Quadro Sintético
Denominação do curso |
Pós-Graduação lato sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais |
Qualificação conferida |
Especialista em Ensino e Tecnologias Educacionais com ênfase em xxxxxxx: (observar ênfases) |
Ênfases |
● Educação em Humanidades ● Ensino de Biologia ● Ensino de Física ● Ensino de Química |
Nível |
Pós-Graduação lato sensu |
Modalidade de ensino |
Educação à distância |
Carga horária |
405 h |
Área de conhecimento |
Ensino-aprendizagem (CNPQ 7.08.04.00-1) |
Regime escolar |
Semestral |
Número de vagas por ano |
Mínimo de 20 vagas |
Número de vagas por turma |
40 |
Turno previsto |
Noturno |
Ano e semestre de início |
2020/1 |
Duração do curso / meses |
01 ano (02 semestres letivos) - 12 meses |
Local de funcionamento |
IFMG - Campus São João Evangelista |
Endereço do curso |
Avenida Primeiro de Junho, 1043, São João Evangelista (MG), 39.705-000 |
Horários e dias de funcionamento |
Das 19h00min até 22h40min, em algum dia da semana (a definir), de acordo com edital vigente. |
Ato legal de autorização |
Autorizado pela Resolução Nº 33 de 29 de outubro de 2019, do Conselho Superior do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, 2019). |
Pré-requisito para o ingresso no curso |
Graduado em qualquer área do conhecimento |
Forma de ingresso |
Processo seletivo institucional. Conforme Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFMG. |
Público-alvo |
Professores da Educação Básica e graduados em qualquer área do conhecimento. |
Objetivo Geral
O objetivo do curso é propiciar, além de uma sólida formação conceitual, o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, bem como da Alfabetização Científica e Tecnológica.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do núcleo comum buscam propiciar reflexões sobre:
- Senso comum e conhecimento científico;
- O papel da ciência e da pesquisa na prática do professor;
- A EAD e suas potencialidades para a formação continuada;
- Práticas de inclusão e suas relações com políticas públicas;
- O espaço da Educação Profissional e Tecnológica na formação integral do ser humano;
- A formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da profissão;
- Desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão;
- Competências que aliem dialeticamente a relação teoria/prática;
- Produção e socialização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, construindo novas possibilidades para o trabalho.
Os objetivos específicos do núcleo das ênfases buscam propiciar reflexões sobre:
- A importância de cada área do conhecimento para o desenvolvimento científico e tecnológico;
- O papel de cada área do conhecimento para o bem estar e para as condições de cidadania plena do ser humano;
- A área de conhecimento escolhida pelo aluno e seu papel dentro da temática de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente;
- A área de conhecimento escolhida pelo aluno e suas potencialidades no contexto de alfabetização tecnológica;
- O domínio dos conteúdos específicos, compreendendo as questões envolvidas em seu trabalho;
- A contribuição da Ciência na formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania plena;
- O entendimento de que o conhecimento pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação das desigualdades sociais.
Perfil do egresso
Espera-se que os egressos apresentem uma sólida formação conceitual e o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente bem como da Alfabetização Científica para interferir, positivamente, na sociedade.
Competências e habilidades
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais estabelece uma estruturação curricular que possibilita ao público-alvo construir conhecimentos baseados na transversalidade dos saberes, resolução de problemas e formação continuada em estreita relação com a prática profissional. Trata-se, portanto, de uma proposta baseada em pressupostos político-pedagógicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades cruciais para o estabelecimento de ações comprometidas, de fato, com a superação dos desafios educacionais. Dentre eles ressaltamos:
- O comprometimento com a escola básica e pública, consequentemente, pautada no princípio da inclusão;
- O reconhecimento de que a realidade social deve ser tomada como ponto de partida e o fator de cidadania como pano de fundo das ações educativas;
- A compreensão de que a figura central de todo e qualquer processo educativo é o ser humano com suas coerências e incoerências;
- A necessidade, na formação do profissional, da assunção de formação crítica, criativa e construtiva da prática educativa no interior e exterior do ambiente escolar;
- O desenvolvimento do trabalho educativo através de saberes que guardam correlações e articulações entre si, assim como as áreas devem articular-se umas às outras;
- O entendimento de que o magistério, considerado como base imprescindível à formação docente, deve incluir a necessidade de o professor vir a ser pesquisador de sua própria prática pedagógica;
- A compreensão do processo de produção de conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;
- A elaboração de uma estrutura curricular mais flexível, possibilitando o diálogo com diferentes campos de conhecimentos e, consequentemente, permeável às atualizações e às discussões contemporâneas, contemplando as diferenças;
- A superação entre o saber e o fazer pedagógico, em que este processo deve ser encarado como uma totalidade, no qual ocorre a articulação de diferentes áreas do conhecimento, exigindo na formação docente uma sólida base humanística, científica e tecnológica, articulada com a ação pedagógica, através de um processo dinâmico de apropriação e produção do conhecimento e;
- O desenvolvimento da postura de compartilhar saberes, através da formação de uma rede de significados, que se faz pelo trabalho articulado dos eixos temáticos em suas diferentes dimensões: conceitual, procedimental, atitudinal.
Reconhecimento
O Curso possui autorização de funcionamento pela Portaria Nº 33 de 29 de outubro de 2019, da Reitoria do IFMG.
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