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Sobre o curso - Especialização em Ensino e Tecnologias Educacionais

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2025, 12h40 | Última atualização em Quinta, 04 de Setembro de 2025, 14h07

Visão geral do curso.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais toma como referencial a necessidade de repensar a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa no campo do ensino, a importância das investigações e reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos, sociais e culturais em diferentes níveis e contextos educacionais, a promoção da qualificação de profissionais comprometidos com processos de ensino que envolvam as tecnologias, a criação, a inovação e as diferentes possibilidades do pensar pedagógico, a produção de conhecimentos a partir de estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento de pesquisas na área do ensino e o contexto da Educação Básica que exige uma reestruturação curricular flexível e focada não apenas nos conteúdos, mas no desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos educandos, numa perspectiva crítica, serem cidadãos participativos, criativos e autônomos.  

 

Quadro Sintético

Denominação do curso

Pós-Graduação lato sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais

Qualificação conferida

Especialista em Ensino e Tecnologias Educacionais com ênfase em xxxxxxx: (observar ênfases)

Ênfases

● Educação em Humanidades

● Ensino de Biologia

● Ensino de Física

● Ensino de Química

Nível

Pós-Graduação lato sensu

Modalidade de ensino

Educação à distância

Carga horária

405 h

Área de conhecimento

Ensino-aprendizagem (CNPQ 7.08.04.00-1)

Regime escolar

Semestral

Número de vagas por ano

Mínimo de 20 vagas

Número de vagas por turma

40

Turno previsto

Noturno

Ano e semestre de início

2020/1

Duração do curso / meses

01 ano (02 semestres letivos) - 12 meses

Local de funcionamento

IFMG - Campus São João Evangelista

Endereço do curso

Avenida Primeiro de Junho, 1043, São João Evangelista (MG), 39.705-000

Horários e dias de funcionamento

Das 19h00min até 22h40min, em algum dia da semana (a definir), de acordo com edital vigente.

Ato legal de autorização

Autorizado pela Resolução Nº 33 de 29 de outubro de 2019, do Conselho Superior do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, 2019).

Pré-requisito para o ingresso no curso

Graduado em qualquer área do conhecimento

Forma de ingresso

Processo seletivo institucional.

Conforme Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFMG.

Público-alvo

Professores da Educação Básica e graduados em qualquer área do conhecimento.

Objetivo Geral

O objetivo do curso é propiciar, além de uma sólida formação conceitual, o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, bem como da Alfabetização Científica e Tecnológica.

 

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do núcleo comum buscam propiciar reflexões sobre:

  • Senso comum e conhecimento científico;
  • O papel da ciência e da pesquisa na prática do professor;
  • A EAD e suas potencialidades para a formação continuada;
  • Práticas de inclusão e suas relações com políticas públicas;
  • O espaço da Educação Profissional e Tecnológica na formação integral do ser humano;
  • A formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da profissão;
  • Desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão;
  • Competências que aliem dialeticamente a relação teoria/prática;
  • Produção e socialização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, construindo novas possibilidades para o trabalho.

Os objetivos específicos do núcleo das ênfases buscam propiciar reflexões sobre:

  • A importância de cada área do conhecimento para o desenvolvimento científico e tecnológico;
  • O papel de cada área do conhecimento para o bem estar e para as condições de cidadania plena do ser humano;
  • A área de conhecimento escolhida pelo aluno e seu papel dentro da temática de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente;
  • A área de conhecimento escolhida pelo aluno e suas potencialidades no contexto de alfabetização tecnológica;
  • O domínio dos conteúdos específicos, compreendendo as questões envolvidas em seu trabalho;
  • A contribuição da Ciência na formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania plena;
  • O entendimento de que o conhecimento pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação das desigualdades sociais.

 

Perfil do egresso

Espera-se que os egressos apresentem uma sólida formação conceitual e o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente bem como da Alfabetização Científica para interferir, positivamente, na sociedade.

 

Competências e habilidades

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais estabelece uma estruturação curricular que possibilita ao público-alvo construir conhecimentos baseados na transversalidade dos saberes, resolução de problemas e formação continuada em estreita relação com a prática profissional. Trata-se, portanto, de uma proposta baseada em pressupostos político-pedagógicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades cruciais para o estabelecimento de ações comprometidas, de fato, com a superação dos desafios educacionais. Dentre eles ressaltamos:

  • O comprometimento com a escola básica e pública, consequentemente, pautada no princípio da inclusão;
  • O reconhecimento de que a realidade social deve ser tomada como ponto de partida e o fator de cidadania como pano de fundo das ações educativas;
  • A compreensão de que a figura central de todo e qualquer processo educativo é o ser humano com suas coerências e incoerências;
  • A necessidade, na formação do profissional, da assunção de formação crítica, criativa e construtiva da prática educativa no interior e exterior do ambiente escolar;
  • O desenvolvimento do trabalho educativo através de saberes que guardam correlações e articulações entre si, assim como as áreas devem articular-se umas às outras;
  • O entendimento de que o magistério, considerado como base imprescindível à formação docente, deve incluir a necessidade de o professor vir a ser pesquisador de sua própria prática pedagógica;
  • A compreensão do processo de produção de conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;
  • A elaboração de uma estrutura curricular mais flexível, possibilitando o diálogo com diferentes campos de conhecimentos e, consequentemente, permeável às atualizações e às discussões contemporâneas, contemplando as diferenças;
  • A superação entre o saber e o fazer pedagógico, em que este processo deve ser encarado como uma totalidade, no qual ocorre a articulação de diferentes áreas do conhecimento, exigindo na formação docente uma sólida base humanística, científica e tecnológica, articulada com a ação pedagógica, através de um processo dinâmico de apropriação e produção do conhecimento e;
  • O desenvolvimento da postura de compartilhar saberes, através da formação de uma rede de significados, que se faz pelo trabalho articulado dos eixos temáticos em suas diferentes dimensões: conceitual, procedimental, atitudinal.

 

Reconhecimento

O Curso possui autorização de funcionamento pela Portaria Nº 33 de 29 de outubro de 2019, da Reitoria do IFMG.

 

Documentos

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