Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Resultado Final
Estudantes do IFMG podem se candidatar ao auxílio de inclusão digital emergencial, o auxílio prevê contratação de serviços de internet e aquisição de equipamentos. Interessados devem se inscrever na plataforma SSAE
Um dos reflexos da pandemia da Covid-19 foi a suspensão das aulas presenciais como medida de segurança. Entretanto, grande parte dos estudantes ainda não têm acesso à internet ou computador. Por conta disso, o IFMG lançou hoje, 08 de julho, edital que concederá auxílio de inclusão digital emergencial e que visa proporcionar ao estudante, as condições necessárias para o desenvolvimento do seu processo formativo na instituição durante a pandemia
A ação executada pela Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae) faz parte do Programa de Assistência Estudantil (PAE) 2020. As inscrições acontecem durante o período de 09 a 16 de julho por meio de cadastro no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) e preenchimento do questionário do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial. CLIQUE AQUI.
O diretor da Dirae, Paulo Lourenço, destacou que o auxílio de inclusão digital emergencial poderá ser cumulativo com outras modalidades de auxílio, bolsas, programas de ensino, de extensão ou pesquisa. “ O IFMG juntou esforços através das suas Pró-Reitorias e do Colégio de Dirigentes para que pudéssemos criar estratégias que fossem capazes de minimizar os impactos sociais e econômicos que possam interferir no processo formativo dos nossos estudantes. A Dirae buscará atender de forma prioritária todos os estudantes que estejam vivenciando situações de vulnerabilização, em razão da pandemia do novo coronavírus", afirmou.
QUEM PODE SE INSCREVER?
O edital prevê que podem concorrer aos auxílios, prioritariamente, estudantes com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio e/ou oriundos da rede pública de educação básica, que apresentem dificuldades na realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial por falta de acesso à internet e/ou falta de equipamento eletrônico, devendo atender aos requisitos previstos no edital.
TIPOS DE AUXÍLIO EMERGENCIAL
O Edital nº31/2020 prevê dois tipos de auxílio: serviços de acesso à internet (Tipo 1) e aquisição de equipamentos (Tipo 2). Na primeira categoria, os contemplados receberão mensalmente o valor de R$ 100 pelo período de seis meses. Já para o auxílio Tipo 2, os valores variam de R$600 a R$1.200 e será concedido em cota única, devendo comprovar a aquisição do equipamento por meio de nota fiscal ou outro documento comprobatório.
O resultado dos pré-selecionados para análise socioeconômica está previsto para ser divulgado dia 17 de julho. “É importante que os candidatos conheçam as regras deste processo seletivo e estejam atentos as pendências indicadas pelo sistema SSAE. Caso haja dúvidas, basta o estudante entrar em contato por e-mail, telefone ou WhatsApp com o setor de Assistência Estudantil do Campus. As informações estão disponíveis no item 6 do Edital (cronograma)”, salientou o diretor de Assuntos Estudantis.
Instruções para o envio do Termo de Compromisso
Os estudantes que tiveram o seu auxílio DEFERIDO devem enviar o Termo de Compromisso no prazo de até 3 dias úteis após a publicação do resultado seguindo as orientações abaixo:
- Salvar o modelo do Termo de Compromisso enviado pelo SSAE, imprimir, preencher e assinar;
- Enviar o termo como anexo no formato PDF para o e-mail assistenciaestudantil.sje@ifmg.edu.br com o assunto TERMO DE COMPROMISSO.
Lembramos que os alunos com idade inferior a 18 anos deverão apresentar o documento assinado também por seu responsável legal; e reforçamos que, expirado o prazo estipulado em edital, o candidato será considerado desistente.
Fique atento sobre a compra do equipamento que deverá seguir o edital
De acordo com o edital:
8.2.8 Os estudantes que tiverem os auxílios deferidos no Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Tipo 2, deverão comprovar a compra por meio de Nota Fiscal.
8.2.9 A data do comprovante deve ser posterior à publicação do Resultado Final.
Atenção!
Os beneficários dos Auxílios Tipo 2.A e Tipo 2.B devem enviar o comprovante de compra do equipamento para o email assistenciaestudantil.sje@ifmg.edu.br, no máximo até dia 30 dias corridos, contados a partir do pagamento do auxílio.
Orientações gerais para a aquisição de equipamentos (Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Tipo 2) (atualizado em 27/08/2020)
Modelo de Declaração de Compra e Venda de Computador/Notebook usado (atualizado em 20/08/2020)
EDITAL 31-2020 - PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE AUXÍLIO DE INCLUSÃO DIGITAL EMERGENCIAL DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2020
ANEXO I A - LISTA DE DOCUMENTOS PARA QUEM TEM CADASTRO NO SSAE
ANEXO I B - LISTA DE DOCUMENTOS PARA QUEM NÃO TEM CADASTRO NO SSAE
ANEXO II - DECLARAÇÃO DE NÃO ATIVIDADE REMUNERADA
ANEXO III - DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS (Atulizado em 10/07/2020)
ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE PARA APOSENTADOS
ANEXO V - DECLARAÇÃO DE AJUDA FINANCEIRA DE TERCEIROS
ANEXO VI - DECLARAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA
ANEXO VII - RECURSO DE REVISÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA
ANEXO VIII - DECLARAÇÃO DE TITULARIDADES DE CONTAS BANCÁRIAS
ANEXO IX - DECLARAÇÃO DO TRABALHADOR RURAL
ANEXO X - DECLARAÇÃO DE PROPRIEDADE DE IMÓVEL
ANEXO XI - AUTODECLARAÇÃO DE DIFICULDADE DE ACESSO DIGITAL (Atualizado em 10/07/2020 às 18:30h)
RESULTADO DOS ESTUDANTES PRÉ-SELECIONADOS
TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE O EDITAL DO AUXÍLIO DIGITAL EMERGENCIAL
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O AUXÍLIO DE INCLUSÃO DIGITAL EMERGENCIAL
Fonte: Portal IFMG
Redes Sociais