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Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Resultado Final

Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 18h15 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 11h03

Estudantes do IFMG podem se candidatar ao auxílio de inclusão digital emergencial, o auxílio prevê contratação de serviços de internet e aquisição de equipamentos. Interessados devem se inscrever na plataforma SSAE

Um dos reflexos da pandemia da Covid-19 foi a suspensão das aulas presenciais como medida de segurança. Entretanto, grande parte dos estudantes ainda não têm acesso à internet ou computador. Por conta disso, o IFMG lançou hoje, 08 de julho, edital que concederá auxílio de inclusão digital emergencial e que visa proporcionar ao estudante, as condições necessárias para o desenvolvimento do seu processo formativo na instituição durante a pandemia

A ação executada pela Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae) faz parte do Programa de Assistência Estudantil (PAE) 2020. As inscrições acontecem durante o período de 09 a 16 de julho por meio de cadastro no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) e preenchimento do questionário do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial. CLIQUE AQUI.

 O diretor da Dirae, Paulo Lourenço, destacou que o auxílio de inclusão digital emergencial poderá ser cumulativo com outras modalidades de auxílio, bolsas, programas de ensino, de extensão ou pesquisa. “ O IFMG  juntou esforços através das suas Pró-Reitorias e do Colégio de Dirigentes para que pudéssemos criar estratégias que fossem capazes de minimizar os impactos sociais e econômicos que possam interferir no processo formativo dos nossos estudantes. A Dirae  buscará atender de forma prioritária todos os estudantes que estejam vivenciando situações de vulnerabilização, em razão da pandemia do novo coronavírus", afirmou. 

QUEM PODE SE INSCREVER?

O edital prevê que podem concorrer aos auxílios, prioritariamente, estudantes com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio e/ou oriundos da rede pública de educação básica, que apresentem dificuldades na realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial por falta de acesso à internet e/ou falta de equipamento eletrônico, devendo atender aos requisitos previstos no edital.

TIPOS DE AUXÍLIO EMERGENCIAL

O Edital nº31/2020 prevê dois tipos de auxílio: serviços de acesso à internet (Tipo 1) e aquisição de equipamentos (Tipo 2). Na primeira categoria, os contemplados receberão mensalmente o valor de R$ 100 pelo período de seis meses. Já para o auxílio Tipo 2, os valores variam de R$600 a R$1.200 e será concedido em cota única, devendo comprovar a aquisição do equipamento por meio de nota fiscal ou outro documento comprobatório.

O resultado dos pré-selecionados para análise socioeconômica está previsto para ser divulgado dia 17 de julho. “É importante que os candidatos conheçam as regras deste processo seletivo e estejam atentos as pendências indicadas pelo sistema SSAE. Caso haja dúvidas, basta o estudante entrar em contato por e-mail, telefone ou WhatsApp com o setor de Assistência Estudantil do Campus. As informações estão disponíveis no item 6 do Edital (cronograma)”, salientou o diretor de Assuntos Estudantis.

Instruções para o envio do Termo de Compromisso

Os estudantes que tiveram o seu auxílio DEFERIDO devem enviar o Termo de Compromisso no prazo de até 3 dias úteis após a publicação do resultado seguindo as orientações abaixo:

  1. Salvar o modelo do Termo de Compromisso enviado pelo SSAE, imprimir, preencher e assinar;
  2. Enviar o termo como anexo no formato PDF para o e-mail assistenciaestudantil.sje@ifmg.edu.br com o assunto TERMO DE COMPROMISSO.

Lembramos que os alunos com idade inferior a 18 anos deverão apresentar o documento assinado também por seu responsável legal; e reforçamos que, expirado o prazo estipulado em edital, o candidato será considerado desistente.

Fique atento sobre a compra do equipamento que deverá seguir o edital

De acordo com o edital:

8.2.8 Os estudantes que tiverem os auxílios deferidos no Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Tipo 2, deverão comprovar a compra por meio de Nota Fiscal.

8.2.9 A data do comprovante deve ser posterior à publicação do Resultado Final.

Atenção!

Os beneficários dos Auxílios Tipo 2.A e Tipo 2.B devem enviar o comprovante de compra do equipamento para o email assistenciaestudantil.sje@ifmg.edu.br, no máximo até dia 30 dias corridos, contados a partir do pagamento do auxílio.

Orientações gerais para a aquisição de equipamentos (Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Tipo 2) (atualizado em 27/08/2020)

Modelo de Declaração de Compra e Venda de Computador/Notebook usado (atualizado em 20/08/2020)


EDITAL 31-2020 - PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE AUXÍLIO DE INCLUSÃO DIGITAL EMERGENCIAL DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2020

ANEXO I A - LISTA DE DOCUMENTOS PARA QUEM TEM CADASTRO NO SSAE


ANEXO I B - LISTA DE DOCUMENTOS PARA QUEM NÃO TEM CADASTRO NO SSAE


ANEXO II - DECLARAÇÃO DE NÃO ATIVIDADE REMUNERADA


ANEXO III - DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS
 (Atulizado em 10/07/2020)

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE PARA APOSENTADOS


ANEXO V - DECLARAÇÃO DE AJUDA FINANCEIRA DE TERCEIROS


ANEXO VI - DECLARAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA


ANEXO VII - RECURSO DE REVISÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA


ANEXO VIII - DECLARAÇÃO DE TITULARIDADES DE CONTAS BANCÁRIAS


ANEXO IX - DECLARAÇÃO DO TRABALHADOR RURAL


ANEXO X - DECLARAÇÃO DE PROPRIEDADE DE IMÓVEL

ANEXO XI - AUTODECLARAÇÃO DE DIFICULDADE DE ACESSO DIGITAL (Atualizado em 10/07/2020 às 18:30h)

RESULTADO DOS ESTUDANTES PRÉ-SELECIONADOS

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL

TERMO DE COMPROMISSO

TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE O EDITAL DO AUXÍLIO DIGITAL EMERGENCIAL

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O AUXÍLIO DE INCLUSÃO DIGITAL EMERGENCIAL

Fonte: Portal IFMG

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