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Especialização em Ensino e Tecnologias Educacionais

Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 18h23

O Curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais toma como referencial a necessidade de repensar a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa no campo do ensino, a importância das investigações e reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos, sociais e culturais em diferentes níveis e contextos educacionais, a promoção da qualificação de profissionais comprometidos com processos de ensino que envolvam as tecnologias, a criação, a inovação e as diferentes possibilidades do pensar pedagógico, a produção de conhecimentos a partir de estudos teórico-metodológicos e desenvolvimento de pesquisas na área do ensino e o contexto da Educação Básica que exige uma reestruturação curricular flexível e focada não apenas nos conteúdos, mas no desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos educandos, numa perspectiva crítica, serem cidadãos participativos, criativos e autônomos.


Objetivos

Geral

O objetivo do curso é propiciar, além de uma sólida formação conceitual, o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, bem como da Alfabetização Científica e Tecnológica.

Específicos

Os objetivos específicos do núcleo comum buscam propiciar reflexões sobre:

  • Senso comum e conhecimento científico;
  • O papel da ciência e da pesquisa na prática do professor;
  • A EAD e suas potencialidades para a formação continuada;
  • Práticas de inclusão e suas relações com políticas públicas;
  • O espaço da Educação Profissional e Tecnológica na formação integral do ser humano;
  • A formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da profissão;
  • Desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão;
  • Competências que aliem dialeticamente a relação teoria/prática;
  • Produção e socialização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, construindo novas possibilidades para o trabalho.

Os objetivos específicos do núcleo das ênfases buscam propiciar reflexões sobre:

  • A importância de cada área do conhecimento para o desenvolvimento científico e tecnológico;
  • O papel de cada área do conhecimento para o bem estar e para as condições de cidadania plena do ser humano;
  • A área de conhecimento escolhida pelo aluno e seu papel dentro da temática de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente;
  • A área de conhecimento escolhida pelo aluno e suas potencialidades no contexto de alfabetização tecnológica;
  • O domínio dos conteúdos específicos, compreendendo as questões envolvidas em seu trabalho;
  • A contribuição da Ciência na formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania plena;
  • O entendimento de que o conhecimento pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação das desigualdades sociais.

Modalidade

EAD


Carga Horária

405 horas


Perfil do egresso

Espera-se que os egressos apresentem uma sólida formação conceitual e o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente bem como da Alfabetização Científica para interferir, positivamente, na sociedade.


Competências e habilidades

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais estabelece uma estruturação curricular que possibilita ao público-alvo construir conhecimentos baseados na transversalidade dos saberes, resolução de problemas e formação continuada em estreita relação com a prática profissional. Trata-se, portanto, de uma proposta baseada em pressupostos político-pedagógicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades cruciais para o estabelecimento de ações comprometidas, de fato, com a superação dos desafios educacionais. Dentre eles ressaltamos:

  • O comprometimento com a escola básica e pública, consequentemente, pautada no princípio da inclusão;
  • O reconhecimento de que a realidade social deve ser tomada como ponto de partida e o fator de cidadania como pano de fundo das ações educativas;
  • A compreensão de que a figura central de todo e qualquer processo educativo é o ser humano com suas coerências e incoerências;
  • A necessidade, na formação do profissional, da assunção de formação crítica, criativa e construtiva da prática educativa no interior e exterior do ambiente escolar;
  • O desenvolvimento do trabalho educativo através de saberes que guardam correlações e articulações entre si, assim como as áreas devem articular-se umas às outras;
  • O entendimento de que o magistério, considerado como base imprescindível à formação docente, deve incluir a necessidade de o professor vir a ser pesquisador de sua própria prática pedagógica;
  • A compreensão do processo de produção de conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;
  • A elaboração de uma estrutura curricular mais flexível, possibilitando o diálogo com diferentes campos de conhecimentos e, consequentemente, permeável às atualizações e às discussões contemporâneas, contemplando as diferenças;
  • A superação entre o saber e o fazer pedagógico, em que este processo deve ser encarado como uma totalidade, no qual ocorre a articulação de diferentes áreas do conhecimento, exigindo na formação docente uma sólida base humanística, científica e tecnológica, articulada com a ação pedagógica, através de um processo dinâmico de apropriação e produção do conhecimento e;
  • O desenvolvimento da postura de compartilhar saberes, através da formação de uma rede de significados, que se faz pelo trabalho articulado dos eixos temáticos em suas diferentes dimensões: conceitual, procedimental, atitudinal.

Reconhecimento

O Curso possui autorização de funcionamento pela Portaria Nº 33 de 29 de outubro de 2019, da Reitoria do IFMG.


Coordenação

Coordenação geral: Prof. Dr. José Fernandes da Silva

Coordenação administrativa: Prof. Me. Silvino Domingos Neto

Coordenação Pedagógica: Prof. Me. Sandro Sales Gonçalves


Estrutura Curricular

1º Semestre – Disciplinas de formação geral obrigatória a todos os alunos
Sem. Disciplinas Créditos Carga horária
1º Semestre Metodologia de Pesquisa Científica 3 45 h
Ambientação em Educação à Distância 2 30 h
Educação Inclusiva e Políticas Públicas Educacionais 2 30 h
Educação Profissional e Tecnológica 3 45 h
Formação de Professores na Contemporaneidade 2 30 h
Seminários de Pesquisa 2 30 h
Subtotal 14 210 h
2º Semestre: (03 disciplinas de formação geral obrigatória + 01 específica da linha)
2º Semestre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente 3 45 h
História e Filosofia da Ciência 3 45 h
*Ensino de Física 4 60 h
*Ensino de Matemática 4 60 h
*Educação Matemática 4 60 h
*Ensino de Química 4 60 h
*Ensino de Biologia 4 60 h
*Tecnologias Educacionais 4 60 h
*Educação em Humanidades 4 60 h
*Alfabetização Científica nos Anos Iniciais 4 60h
**Prática de Pesquisa Orientada (orientações combinadas entre alunos e professores para construção do TCC que será um artigo) 3 45 h
Subtotal 13 195 h
Total 27 405 h

*Disciplinas a serem escolhidas pelos alunos de acordo com sua formação inicial e/ou projeto de pesquisa desenvolvido nas Disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Seminários

**Disciplina obrigatória: Orientações que culminarão na produção de um artigo.

Corpo Docente

Nome Titulação Campus de origem
Alberto Valadares Neto Dr. Química Analítica São João Evangelista
Cláudia Marisa F. M. Pimenta Dra. Educação São João Evangelista
Dayler Vinicius Alves Me. Educação Agrícola São João Evangelista
Douglas Biagio Puglia Dr. História São João Evangelista
Elias Pedro Rosa Me. Educação São João Evangelista
Flávio Rocha Puff Me. História São João Evangelista
Geovália Oliveira Coelho Dra. Fitotecnia São João Evangelista
Giuslan Carvalho Pereira Dr. Ecologia Aplicada São João Evangelista
José Fernandes da Silva Dr. Educação Matemática São João Evangelista
José Silvino Dias Me. Matemática São João Evangelista
Silvino Domingos Neto Me. Matemática São João Evangelista
Wálmisson Régis de Almeida Me. Matemática São João Evangelista
Charles de Assis O. Rocha Dr. Eng. de Sist. Elet. e de Automação São João Evangelista
Derli Barbosa dos Santos Me. Ensino de Ciências São João Evangelista
Fábio Weliton Jorge Lima Dr. Ciências de Alimentos São João Evangelista
Joice Stella de Melo Rocha Ma. Matemática São João Evangelista
Sandra Regina do Amaral Dra. Ciências da Educação São João Evangelista
Sandro Salles Gonçalves Me. Educação Matemática São João Evangelista
Viviane Lima Martins Dra. Comunicação e Semiótica São João Evangelista

Documentos

Projeto Pedagógico do Curso - PPC

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