Página inicial > Notícias > Campus Ouro Branco irá realizar simulação de conferência da ONU

Campus Ouro Branco irá realizar simulação de conferência da ONU

Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 10h27 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 10h27

Entre os dias 23 e 25 de julho será realizada, virtualmente, a 4ª edição da UNIF (United Nations Instituto Federal). Estudantes de Ensino Médio de qualquer instituição de ensino do país podem se inscrever para participar como delegados até o dia 14 de junho.

Campus Ouro Branco irá realizar simulação de conferência da ONUEstão abertas, até o dia 14 de junho, as inscrições para estudantes que queiram participar da UNIF (United Nations Instituto Federal) 2021 como delegados, ou seja, representando um país, personalidade ou organização não governamental defendendo seus posicionamentos perante questões que tangem o contexto nacional e internacional.

O evento será realizado de forma virtual entre 23 e 25 de julho. Alunos do Ensino Médio, de qualquer instituição de ensino do país, que queiram participar como delegados, devem acessar o formulário online para se inscrever. Ao todo, serão 138 vagas para estudantes que irão atuar como delegados e as inscrições serão feitas por ordem de inscrição.

O que é a UNIF?

A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os alunos atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social.  Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.

Como funciona o evento?

De acordo com o modelo da estrutura da ONU, a UNIF é organizado por um secretariado e, neste ano, contará com seis comitês que irão abordar temas relacionados à economia, ciência, ética, cultura, dignidade humana, entre outros, e deverão buscar soluções para problemas reais. Os comitês são formados pelos delegados que devem se preparar para atuarem como diplomatas a favor daqueles que estão representando: países, personalidades ou organizações não governamentais.