Página inicial > Notícias > IFMG-SJE distribui mais de 05 toneladas de alimentos na 4ª entrega de Kits do PNAE

Publicado: Segunda, 31 de Maio de 2021, 18h47 | Última atualização em Segunda, 31 de Maio de 2021, 19h26

Foto de Sara CarolinaNos dias 27 e 28 de maio de 2021 o IFMG - Campus São João Evangelista realizou a 4ª entrega de Kits de alimentos fornecidos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, respaldado pela Lei 13.987/2020. Os kits foram destinados a estudantes regularmente matriculados nos Cursos Técnicos Integrados e Subsequente da Unidade São João Evangelista. Os kits foram compostos por gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, contendo itens dos seguintes Grupos: Vegetais, Frutas, Quitandas e Outros. Foram distribuídos 203 kits para os estudantes dos cursos técnicos integrados pesando em média 23,8 kg cada e 24 kits para os estudantes do técnico em agrimensura pesando em média 13,5 kg cada.

A fim de mensurar o interesse pelos kits de alimentos, o IFMG/SJE efetuou um levantamento junto dos estudantes dos cursos técnicos matriculados no ano letivo de 2021. Para essa etapa de entrega o Campus obteve nível recorde de interessados, no montante de 227 manifestações a favor do recebimento.

Para evitar aglomerações, preservando as medidas de isolamento social e o mínimo contato, conforme recomendações de saúde para prevenção à COVID-19, a equipe do Campus planejou a distribuição sob a forma de escala com horários definidos para que o(a) estudante e/ ou seus responsáveis comparecessem no local indicado para retirar seu Kit.

Com vistas à preservação da segurança e condições de saúde dos colaboradores da Instituição, a equipe de apoio também se mobilizou sob a forma de escala de revezamento e utilização de equipamentos de proteção individual, bem como higienização constante de mobiliários e acessórios utilizados durante as ações de distribuição dos kits.

Nessa 4ª ação com recursos do PNAE, o Campus São João Evangelista entregou 3,8 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar e também contou com a complementação de 1,3 toneladas de alimentos adquiridos com recursos próprios do Campus.

Para o Sr. Márcio Souza, pai de estudante do curso técnico integrado em informática: “Os Kits de alimentação distribuídos pelo campus são uma excelente ajuda. Temos a certeza que são alimentos de qualidade e de excelente procedência. Em um momento de pandemia em que muitos vêm enfrentando problemas para adquirir alimentos devido às dificuldades que se apresentam em termos de trabalho e renda, esses alimentos chegam em boa hora. Outro ponto a se destacar são os cuidados e carinho da equipe de distribuição. Sempre procurando respeitar todos os protocolos sanitários na entrega. Só tenho a agradecer”.

A estudante Kelly Santos do curso técnico subsequente em agrimensura recebeu o kit pela primeira vez: Agradeço imensamente a toda equipe do IFMG-SJE pela ajuda com o kit alimentação do PNAE que foi de grande ajuda nesse momento difícil que estamos vivendo. Os alimentos são de excelente qualidade e ajudou bastante a minha família”.

Para o agricultor José Rodrigues dos Santos, a compra direta por meio do PNAE é um incentivo para o pequeno produtor e apresenta pontos positivos para todos. Ela registra ainda que é uma grande satisfação para os agricultores terem essa parceria com o IFMG/SJE.

O IFMG - Campus São João Evangelista agradece a Comissão de distribuição gêneros alimentícios do PNAE, os fornecedores da agricultura familiar, os funcionários terceirizados, estudantes e familiares que contribuíram para mais esta etapa do PNAE com organização e segurança sanitária.

20210527 094007