Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo IF Negro promove webconferência sobre enfrentamentos das comunidades quilombolas em tempos de crise e as relações dessas resistências com a educação
Início do conteúdo da página

Grupo IF Negro promove webconferência sobre enfrentamentos das comunidades quilombolas em tempos de crise e as relações dessas resistências com a educação

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 20h38 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 20h41

O Grupo "IF Negro" promove mais uma vez o evento "Vozes" que apresenta discussões sobre o papel do IFMG na educação e antirracismo. O evento já tratou de temas relacionados às políticas afirmativas, NEABI’s, cotas étnico-raciais e o processo de heteroidentificação e teve a participação de convidados de diversas instituições.

Na próxima segunda-feira (10), o "Vozes" apresentará uma conversa sobre os enfrentamentos das comunidades quilombolas em tempos de crise e as relações dessas resistências com a educação.

Participam do evento:

  • Jesus Rosário Araújo, presidente da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo) e morador do quilombo do Indaiá/MG.
  • Maria Domingas Mateus de Jesus, graduada em Psicologia – FTC, especialista em Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça - NEIM/ UFBA, mestre em Ensino e Relações Étnico-raciais – UFSB, ativista do MNU - Movimento Negro Unificado, professora da Educação Básica em Itabuna e participa dos grupos de pesquisa GEMINA e Lêtera Negra.
  • Sandra Maria da Silva Andrade, coordenadora executiva da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), diretora da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo) e moradora do quilombo de Carrapatos/MG.
  • Mediação - Johnisson Xavier Silva, docente do IFMG - Campus Bambuí, mestre e doutorando em História, pesquisador nas comunidades quilombolas no Norte de Minas e membro do IF Negro.

O evento será realizado no Youtube. Faça sua inscrição e participe. Acesse: https://forms.gle/25uxzeFhDqsLrCcN9

IF Negro promove live sobre enfrentamentos das comunidades quilombolas em tempos de crise e as relações dessas resistências com a educação

Leia os depoimentos das servidoras do IFMG homenageadas no dia 25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

Assista à live Educação e antirracismo: o papel do IFMG.

Assista ao EP 01  Vozes -  A importância dos NEABI’s para o fortalecimento das ações afirmativas nos institutos federais e universidades.

Assista ao EP 02: Vozes - Cotas étnico-raciais e heteroidentificação: “quem quer (pode) ser negro no Brasil?”

Fonte: Núcleo de Comunicação - Grupo IF Negro (Adaptado)

registrado em:
Fim do conteúdo da página