III Semana Integrada de Consciência Negra do IFMG no Campus São João Evangelista
O IFMG terá programação multicampi com diversas atividades.
Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023, o Campus São João Evangelista realizará sua programação como parte da III Semana Integrada de Consciência Negra do IFMG. Esta é a terceira edição multicampi do evento, que neste ano tem como tema institucional "Cotas para quê? Cotas para quem?". Workshops, mesas-redondas, oficinas, palestras e rodas de conversa discutirão a importância da consolidação da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
A Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, previa sua primeira reformulação após 10 anos para corrigir distorções e aprimorar a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. A revisão deveria ter sido concluída em agosto de 2022. Para atender à previsão de reformulação, conhecida como “Lei de Cotas”, o dispositivo legal vem sendo rediscutido desde 2020 no Congresso Nacional. Em 13 de novembro de 2023, foi sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a reformulação da Lei de Cotas, originária do projeto de lei (PL 5.384/2020). A nova legislação, que já vale para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2024, determina a reserva apenas se não forem alcançadas as notas para ingresso pelas vagas de ampla concorrência. Além disso, inclui os quilombolas entre os cotistas e estabelece a exigência de um salário mínimo como renda per capita familiar máxima do estudante candidato ao ingresso pelas cotas por ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
A programação contará com a participação de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) aos cursos técnicos, mas não se limitará à esfera legal. Segundo o professor Wirk Ferreira, coordenador do grupo para uma Educação Antirracista no campus, "a programação apresentará múltiplos olhares sobre questões que corroboram a manutenção do racismo como sistema de opressão". Nas atividades propostas pelo grupo durante o evento, estão incluídos momentos que abordarão temáticas como racismo estrutural, a desnaturalização do racismo recreativo sob uma perspectiva decolonial, estudos sobre branquitude, a importância do cabelo afro na construção da identidade negra, empoderamento feminino e mulheridades.
A mesa-redonda que abre o evento contará com a participação do grupo profissional de percussão, Banda Iukerê, vinculada ao Conservatório Estadual de Música 'Lobo de Mesquita', da cidade de Diamantina. A mesa discutirá os desafios e as possibilidades para uma pedagogia antirracista no seio escolar."
Programação
Minicurso
Horário: 07:00
Local: Teatro Professor “Zé Passarinho”
Vagas: 150
Racismo Recreativo, Braquitude e decolonialidade: desnaturalizando o humor racista com os professores Wirk Ferreira e Fernanda Efrem
Oficina de Percussão
Horário: 14:00
Local: Teatro “Zé Passarinho”
Vagas: 50
Grupo Yukerê – Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita de Diamantina-MG
Solenidade de Abertura
Horário: 18:30 (por chegada)
Local: Teatro Professor “Zé Passarinho”
❶ Apresentação do Grupo Yukerê – Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita/Diamantina
❷ Mesa Redonda: Por uma Pedagogia Antirracista: desafios e possibilidades
• Professora Marie Lucie – Palestrante Convidada
• Professores Fernanda Efren, Marcia Cesário, Lyllian Batista Kátia Borges, Wirk Ferreira e Dayler Miranda
❸ Trocas com o público.
Júri Simulado
Horário: 07:30
Local: Teatro “Zé Passarinho”
Episódios de Racismo Cotidiano com a professora Lyllian Batista e as turmas N3A e N3B
Apresentação Musical
Horário: 18:30
Local: Teatro “Zé Passarinho”
Grupo Baticumbatê de Guanhães-MG
Cinema Comentado
Horário: 19:30
Local: Teatro “Zé Passarinho”
Vagas: 300
Filme: Doutor Gama
Workshop Trance-se
Horário: 18:40
Local: Prédio Escolar 04 - Sala 02
Trancista: Helen Brandão
Vagas: 20
Roda de conversa Mulheridades
Horário: 19:30
Local: Teatro Professor “Zé Passarinho”
Professoras: Kátia Borges, Lyllian Batista e Márcia Cesário
Vagas: 60
Workshop Trance-se
Horário: 18:40
Local: Prédio IV, Sala 01
Trancista: Helen Brandão
Vagas: 20
Redes Sociais