Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Campus São João Evangelista marca presença na Reditec 2023
Início do conteúdo da página

Campus São João Evangelista marca presença na Reditec 2023

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 19h17 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 19h57

O evento ocorreu nesta semana em Natal, no Rio Grande do Norte.

O Diretor-Geral Flávio Puff do Campus São João Evangelista, em comitiva com os demais dirigentes máximos dos campis do IFMG, diretores, pró-reitores e reitor, participou da 47ª Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC), que ocorreu em Natal-RN de 6 a 9 de novembro, com o tema "Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos".

01

 Comitiva do IFMG na 47ª Reditec 

A 47ª Reditec teve início na noite de segunda-feira (6). Realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, o evento contou com uma Conferência de Abertura ministrada por Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), representando o ministro na cerimônia.

"É um momento importante para integração, para o compartilhamento de experiências, com o objetivo de fortalecer a ação da Rede, uma Rede que dá grandes contribuições para a educação pública do país", destacou Izolda Cela, a palestrante da noite.

Após a conferência, foram entregues as medalhas de mérito "Presidente Luís Inácio Lula da Silva", uma iniciativa do Conif. A comenda é concedida anualmente durante a Reditec a pessoas que prestam relevantes serviços à Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Neste ano, foram homenageados a reitora do Cefet-Minas Gerais, professora Maria Celeste; o professor Romaro Silva, representando a professora Marialva Ramalho, reitora do Instituto Federal do Amapá; a professora Luciana Massukado do Instituto Federal de Brasília; o professor Kléber Glória do Instituto Federal de Minas Gerais; e Cláudio Alex do Instituto Federal do Pará.

Dentre as apresentações, destaca-se a palestra com o tema "A importância da Rede Federal no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil", proferida por Ricardo Galvão, renomado cientista e atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ainda as participações de Jorge Duarte, jornalista, autor e organizador de diversos livros sobre Comunicação, além de Getúlio Marques, secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica-MEC e professor aposentado do IFRN.

02

Na foto, Ricardo Galvão, presidente do CNPq, e o Diretor-Geral Flávio Puff

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio, comemora a 47ª edição da Reditec, organizada pelo Instituto potiguar: "Aqui, nós iremos pensar sobre tudo que é feito em prol dos nossos estudantes, em prol da transformação social do país e na dimensão da desigualdade social que nós vivenciamos. Acredito que, ao final desses quatro dias, todas as pessoas que estão nesse evento vão sair contagiadas pela energia dessa cidade, desse estado".

Promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec busca integrar reitores, pró-reitores, diretores-gerais e sistêmicos da Rede de todo o Brasil, além de convidados e parceiros.

O IFMG apresenta na 47ª Reditec, durante a Mostra de Experiências Exitosas, os trabalhos realizados durante o protocolo de transição da gestão anterior (2019-2023) para a atual (2023-2027), ocorrido entre os meses de junho e outubro. A proposta foi submetida pelos servidores Wilson da Costa (Desenvolvimento Institucional), Mário Alvarenga (Pró-reitoria de Ensino) e Alessandro Schwonke (Diretoria de Comunicação).

De acordo com a comissão de avaliação das experiências exitosas, foram submetidas 352 propostas para o evento deste ano, sendo 47 aprovadas. O relato do IFMG está entre os oito selecionados para a área temática de "Gestão Administrativa, de Pessoas e Desenvolvimento Institucional".

O relato da experiência do IFMG contará com a participação do reitor Rafael Bastos Teixeira, que participa do evento com dirigentes da Reitoria, dos campi e do Polo de Inovação. "A seleção da experiência para o compartilhamento na Reditec 2023 demonstra o esforço institucional para uma transição da gestão, alinhada com as melhores práticas de governança na administração pública e o interesse da Rede Federal por processos que contribuam para a maturidade da governança nos institutos federais", explicou o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa.

 04

Na foto, junto à comitiva do IFMG, José Arnobio e Belchior Rocha, respectivamente ex-reitor e reitor do IFRN

05

Na foto, junto à comitiva do IFMG, Marcelo Bregagnoli, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica

 

Fonte: Comunicação Reditec , IFRN, IFMG, IFES e Flávio Puff

registrado em:
Fim do conteúdo da página