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Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

 

O Curso Técnico Manutenção e Suporte em Informática tem como objetivo a formação de um profissional que saiba gerir uma situação profissional complexa, reagir com pertinência, combinar recursos e mobilizá-los em contextos. Ele deverá saber aprender e, aprender a aprender. Deverá seguir os princípios da ética profissional, sendo capaz de trabalhar em equipe com responsabilidade, urbanidade, tenacidade e assiduidade, correr “riscos” e saber empreender.

O técnico realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes. Instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de becape e recuperação de dados.

O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática deverá ser um profissional capaz de interpretar as necessidades do usuário, identificar problemas de acordo com que lhe foi confiado, operar e configurar sistemas operacionais, sendo capaz de explicar aos usuários como utilizar os programas e equipamentos computacionais, mediante treinamentos formais ou informais. Deverá possuir flexibilidade suficiente para conduzir de forma satisfatória as atividades que envolvam a participação dos usuários. O técnico deve ser um profissional capacitado e manter-se atualizado, absorvendo as inovações tecnológicas constantemente. Podendo atuar como agente autônomo de desenvolvimento na prestação de serviços de assistência técnica, bem como empregado em empresas de todos os portes, públicas ou privadas. Portanto, ao concluir o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências gerais da área:

 

  • - Desenvolver um plano de negócios para empresas de pequeno porte.
  • - Conhecer a estrutura organizacional de organizações.
  • - Desenvolver o raciocínio lógico por meio de algoritmos.
  • - Executar ações de treinamento e de suporte técnico.
  • - Avaliar e especificar necessidade de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
  • - Manusear os equipamentos de teste e diagnóstico de eletrônica.
  • - Identificar os componentes eletrônicos presentes nos equipamentos de informática para realização de reparos.
  • - Implementar políticas de segurança em ambientes de redes.
  • - Gerenciar o desempenho da rede através de ferramentas específicas;
  • - Instalar e configurar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede;
  • - Compreender e configurar os protocolos de comunicação;
  • - Compreender os padrões de comunicação;
  • - Identificar, instalar e configurar os meios físicos e dispositivos de comunicação, reconhecendo as implicações de sua
  • aplicação no ambiente de rede;
  • - Identificar a arquitetura de rede, tipos, serviços e funções de servidores.Construir aplicações através de
  • gerenciadores de banco de dados.
  • - Instalar e gerenciar os serviços e funções dos sistemas operacionais e softwares aplicativos.
  • - Selecionar softwares a partir da avaliação das necessidades do usuário;
  • - Identificar e solucionar, de forma preventiva e corretiva, as falhas no funcionamento dos computadores e periféricos;
  • - Instalar e configurar periféricos e computadores, isolados ou em redes;
  • - Compreender o funcionamento dos componentes de computadores e periféricos;

 

 

Área de Atuação

 

O egresso deve possuir um perfil que ao ser inserido no mercado de trabalho, seja um agente transformador, capaz de provocar mudanças através de agregação de novas tecnologias e desenvolvimento de novas estratégias de negócios; propiciar novos negócios através do uso de tecnologias computacionais, agregando novas ferramentas às já existentes, permitindo melhores condições de trabalho e um fluxo mais eficiente e eficaz de informação. Sendo assim o técnico em Manutenção e Suporte em Informática poderá atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou como profissional liberal.

Última atualização ( Dom, 18 de Março de 2012 23:29 )