Portal do Governo Brasileiro
PDF Imprimir E-mail

Técnico em Agropecuária

 

Primeiro curso criado na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG, em 1978, tendo como objetivo a formação de um técnico capaz de atuar em atividades diversas tais como: agrícola, pecuária e agroindústria, tendo em vista o desenvolvimento tecnológicos e as novas exigências do mercado de trabalho.

 

O curso de Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária, tem a duração de três anos, com concomitância interna e externa ao Ensino Médio. Sua organização curricular é composta de duas áreas (Produção Vegetal e Produção Animal), subdivididas em seis módulos, assim cosntituídos:

 

Produção Vegetal:
Módulos: Culturas Olerículas, Culturas Anuais e Culturas Perenes.
Esses módulos abrangem conhecimentos nas seguintes áreas: Agricultura, Irrigação e Drenagem, Mecanização Agrícola e Gestão.

 

Produção Animal:
Módulos: Criação de Animais de Pequeno Porte; Criação de
Animais de Médio Porte e Criação de Animais de Grande Porte.
Os conhecimentos adquiridos nesses módulos abrangem as áreas de: Zootecnia, Construções e Instalações, Gestão e Agroindústria.

 

A formação do Técnico Agrícola (com Habilitação em Agropecuária) é baseada em uma educação profissional que conjuga teoria e prática. O Curso Técnico em Agropecuária é baseada em uma educação profissional que leva em consideração a diversidade sócio-econômica e cultural do pais, considerando diferentes tipos de solo, clima, fauna, flora, diversidade de produção e processamento de produtos agropecuários, bem como um direcionamento para instrumentos voltados à modernização, como é o caso da área computacional e gerencial.

 

Dentre outros o Técnico Agrícola tem como atribuição: atuar em empresas rurais e industriais, com o foco na área de produção animal, produção agrícola, agroindustrial e empresas ligadas à área ambiental, com foco na preservação, prevenção e recuperação do meio ambiente e empresas de assistência técnica.

Última atualização ( Qui, 28 de Julho de 2011 06:15 )