Página inicial > Regulamento

Regulamento da Biblioteca

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2017, 10h39 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 14h05

A Biblioteca Professor Pedro Valério disponibiliza aos seus usuários os serviços de empréstimo, reserva, renovação, acesso às bibliotecas virtuais e consulta local e on-line ao acervo. Para realizar o empréstimo alunos, professores, técnicos administrativos deverão apresentar documento de identificação com foto e número do CPF.

REGRAS GERAIS

• NÃO É PERMITIDO COMER, BEBER NAS DEPENDÊNCIAS DA BIBLIOTECA;
  • NÃO É PERMITIDO ENTRAR NA BIBLIOTECA COM MOCHILAS,PASTAS, ENVELOPES E SIMILÁRES;
  • ESTES MATERIAIS DEVEM SER DEIXADOS NO ESCANINHO;
  • NÃO É PERMITIDO COMER, BEBER NAS DEPENDÊNCIAS DA BIBLIOTECA;
  • ESTES MATERIAIS DEVEM SER DEIXADOS NO ESCANINHO;
  • NÃO É PERMITIDO A ENTRADA E CONSUMO DE ALIMENTOS E BEBIDAS NA BIBLIOTECA;
  • NÃO É PERMITIDO A ENTRADA NA BIBLIOTECA PORTANDO MOCHILAS, PASTAS, ENVELOPES E SIMILARES (esses materiais podem ser deixados no escaninho ou armário);
  • Todos os livros consultados NÃO DEVEM ser recolocados nas estantes pelos usuários, devendo ser deixados sobre as mesas;
  • NÃO é permitido o uso de telefone celular e aparelhos sonoros que possam atrapalhar outros usuários;
  • Falar baixo e evitar barulhos desfavoráveis ao ambiente de leitura e pesquisa;
  • Manter a ordem e a limpeza e não rabiscar as mesas de estudo

USUÁRIOS

• Os usuários da Biblioteca estão classificados conforme as categorias seguintes: professores, alunos, servidores técnico-administrativos.

EMPRÉSTIMO

É realizado presencialmente na Biblioteca mediante a apresentação de documento de identificação com foto e que contenha o número de CPF: carteira de identidade, carteira de identidade + CPF ou carteira de motorista.

• Não é emprestado material ao usuário que estiver com livros em atraso ou suspenso de empréstimo
  • Não é permitido o empréstimo de mais de um exemplar do mesmo título para o mesmo usuário
UsuárioQuantidade
de exemplares
Prazo
(Dias consecutivos)
Número de renovações
Professor 5 14 3
Aluno 3 7
Técnico Administrativo 5 5

DEVOLUÇÃO E PENALIDADES

• A devolução das obras deverá ocorrer até a data prevista registrada pelo sistema e informada no comprovante de empréstimo;
  • Para a devolução de obras em empréstimo especial, deverá ser considerada a hora informada no ato do empréstimo;
  • Os livros devem ser devolvidos somente na Biblioteca;
  • As pendências na Biblioteca impedem a execução do processo de COLAÇÃO DE GRAU, DE DESLIGAMENTO E DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA até que a situação seja regularizada

RENOVAÇÃO

É realizada online pelo próprio usuário, através do sistema Pergamun, podendo ser feita por até 3 vezes desde que o usuário não esteja suspenso ou em atraso e o livro não esteja reservado para outro usuário.

O ATRASO NA RENOVAÇÃO OU DEVOLUÇÃO DO MATERIAL IMPLICA EM SUSPENSÃO DO USUÁRIO PELO DOBRO DE DIAS EM ATRASO.

RESERVA

É uma funcionalidade exclusiva para livros que não tenham exemplares disponíveis. Para reservar é preciso acessar o catálogo online por meio do Pergamun, efetuar a pesquisa e clicar em reserva (seguindo as posteriores orientações do sistema).

EMPRÉSTIMO DE ARMÁRIOS

São disponibilizados 36 armários cujo empréstimo é realizado presencialmente na Biblioteca, sendo liberado para uso um armário por estudante até as 22:00 horas da data do empréstimo. É necessário deixar um documento de identificação que será entregue no ato de devolução do armário.

REPOSIÇÃO DE MATERIAIS

Em caso de perda, extravio ou de qualquer dano físico constatado no material, a Biblioteca deve ser comunicada imediatamente.

O usuário permanecerá com o empréstimo suspenso e em débito com a biblioteca enquanto não fizer a reposição do material em edição igual ou superior.

Em caso de indisponibilidade do material no mercado, caberá ao responsável pela Biblioteca indicar outra obra a ser reposta ao acervo no lugar do material indisponível.

AS SITUAÇÕES OMISSAS NESTAS ORIENTAÇÕES DEVEM SER LEVADOS A COORDENAÇÃO DA BIBLIOTECA QUE AVALIARÁ E DECIDIRÁ A RESPEITO DE CADA CASO.