Cursos de Graduação

O IFMG Campus São João Evangelista, oferece cursos de graducação nas modadidades de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia.

A Licenciatura é uma autorização, permissão ou concessão dada por uma autoridade pública competente para o exercício de uma atividade profissional em conformidade com a legislação, ou seja, é uma licença. Trata-se de um título acadêmico obtido em curso superior que faculta ao seu portador o exercício do magistério na Educação Básica nos sistemas de ensino; são cursos superiores que promovem a formação básica inicial dos docentes para Educação Básica.

O Bacharelado é uma modalidade clássica de ensino, com duração em torno de 4 ou 5 anos, que visa à formação profissional com sólida base profissional e científica. São cursos previstos pelo Ministério da Educação e dependem da aprovação do governo, pois em geral, regulamentam profissões e são ligados a áreas específicas do conhecimento humano. Na formação de um aluno nessa modalidade, geralmente utiliza-se a primeira metade do curso para disciplinas de formação geral, enquanto a segunda metade concentra-se na formação específica e profissional. O grande potencial dessa modalidade é a produção científica, visando à evolução da ciência, objeto de estudo do curso. Existem cursos dessa modalidade que oferecem ao seu egresso uma denominação específica, como médico, odontólogo, fonoaudiólogo. Outros podem exigir, para a concessão dessa denominação, a realização de uma avaliação, como por exemplo a avaliação da OAB para a concessão do título de Advogado ao Bacharel em Direito.

O curso de Tecnologia é o resgate de uma modalidade já oferecida no Brasil na década de 70, sob a forma de Engenharias de Operação. Esses cursos de curta duração formavam mão-de-obra qualificada e eram equiparados aos atuais cursos técnicos subseqüentes ao Ensino Médio. Os cursos de Tecnologia, ao contrário das Engenharias de Operação, são cursos superiores (graduação) que visam a atender a crescente demanda por novas profissões e atividades duradouras que surgem com a evolução das necessidades do mercado. Sua duração é menor que a de um Bacharelado, pois são cursos voltados diretamente para o mercado de trabalho, formando profissionais tecnólogos para atuarem imediatamente em situações práticas. Em geral, cursos de Tecnologia possuem disciplinas que exploram mais os conhecimentos práticos, facilitando a colocação do profissional no mercado. No Brasil, a demanda por cursos de Tecnologia vem aumentando desde sua criação. Atribui-se a esse aumento a possibilidade de criação de novos cursos, voltados para áreas específicas de uma área do conhecimento, concomitantemente à inserção rápida desse profissional no mercado.

Os cursos de graduação atualmente oferecidos são:

• Bacharelado em Agronomia
  • Bacharelado em Sistemas de Informação